António Costa

Comissão Política do PS: Lista de Costa elege 55 membros, opositores elegem 10

Estão escolhidos os nomes que integram a Comissão de Política Nacional do PS eleita esta noite. A lista proposta por António Costa elegeu 55 membros, a lista de Daniel Adrião conseguiu 10.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Foi a primeira reunião da Comissão Nacional socialista (o órgão máximo entre congressos), escolhida no último congresso do PS, no final de Maio, na Batalha. Entre os principais pontos da agenda estava a eleição da Comissão Política Nacional, o orgão de direção alargada do partido.

Havia duas listas a concurso, a que era proposta pelo próprio Secretário-Geral, António Costa, e a que era proposta por Daniel Adrião, o único adversário que tentou desafiar a liderança de Costa nas duas últimas eleições diretas.

Estavam em jogo 65 assentos. Contas feitas, e tal como se esperava, na reunião que decorreu no hotel Altis em Lisboa, a lista de António Costa venceu por larga maioria, com 194 votos, a de Adrião ficou-se pelos 37. Sendo que a distribuição de lugares é feita segundo o princípio da representação proporcional, Costa assegurou a presença de 55 elementos da sua lista na Comissão Política, contra 10 lugares da lista adversária.

Ao que o Observador apurou, chegou a haver uma tentativa de conciliação das duas listas, com um número de assentos prometidos a Adrião, mas ao contrário do que aconteceu há dois anos, desta vez essa negociação não produziu resultados.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Mais uma remodelação… /premium

Manuel Villaverde Cabral

Com o amontoado de problemas social e financeiramente relevantes por resolver, como a saúde e a instrução públicas, ou as reformas e pensões, não serão as eleições europeias que farão muita diferença.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)