Um soldado norte-americano roubou um veículo de uma base militar na Virgínia (EUA) e protagonizou depois uma fuga da polícia pelas ruas da cidade de Richmond durante duas horas. No final, acabaria por ser detido e acusado de conduzir sob a influência de drogas.

Tudo aconteceu na passada terça-feira, quando Joshua Yabut, de 29 anos, roubou o veículo que se assemelha a um tanque da base da Guarda Nacional Fort Pickett, por volta das 20h locais. A informação foi confirmada à agência Reuters pela porta-voz da polícia do estado da Virgínia, Corinne Geller.

Seguiu-se depois uma perseguição policial que durou cerca de duas horas e que passou por locais como a estrada 460 e até uma autoestrada, a 95. O veículo em causa não estava equipado com nenhum tipo de armamento e circulou a uma velocidade de cerca de 65 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A perseguição foi captada em vídeo por vários residentes de Richmond como o assessor do presidente da câmara dos representantes da Virgínia, Parker Slaybaugh. “Isto é DE LOUCOS!”, escreveu no Twitter, juntamente com imagens captadas da fuga.

A polícia estatal da Virgínia acabou por conseguir finalmente deter o soldado. De acordo com a CNN, Joshua Yabut foi depois acusado de conduzir sob o efeito de drogas, fuga às autoridades e uso não autorizado de veículo.

Estamos extremamente gratos por não ter havido qualquer tipo de ferimento resultante deste incidente e agradecemos o grande trabalho da Polícia Estatal da Virgínia, do departamento policial de Richmond e de outras autoridades e serviços de emergência que conseguiram pôr um fim a esta situação em segurança”, declarou o major-general Timothy P. Williams, da Guarda Nacional da Virgínia.

O soldado em causa, disse ainda a Guarda Nacional, é um primeiro-tenente com mais de 11 anos de serviço. Yabut cumpriu inclusivamente uma missão no Afeganistão entre 2008 e 2009, ao serviço da Guarda Nacional do Illinois.