A primeira-dama norte-americana, Melania Trump, reapareceu num evento público pela primeira vez desde o dia 10 de maio — pondo assim fim a quase um mês de especulação sobre o seu paradeiro.

Melania apareceu ao lado do marido num evento na Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA na sigla original) a propósito do início da temporada de furacões. A primeira-dama surgiu vestida com uma gabardine, não abdicando dos habituais saltos altos, como relembra a CNN. Não prestou declarações, ao contrário do Presidente Donald Trump, que atacou de frente o elefante na sala: “Ela passou por um mau bocado, mas agora está ótima”, declarou aos jornalistas. “As pessoas adoram-te. Obrigado, querida.”

Trump atribuiu o misterioso desaparecimento de Melania a um problema médico, que já era conhecido. De acordo com a equipa da primeira-dama, Melania esteve cinco dias internada, desde o dia 14 de maio, para tratar “um problema de rins benigno”. O New York Times escreve que o tratamento ocorreu envolto “em secretismo”, mas que os representantes de Melania garantem que a cirurgia correu bem e sem complicações.

Nas últimas semanas, a especulação em torno do paradeiro de Melania não parou, nomeadamente nas redes sociais. “A América tem o direito a saber o que se passa”, escrevia há menos de uma semana por exemplo o ativista anti-Trump Brian Krassenstein, acrescentando que “algo se passa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/krassenstein/status/1002596386313891840

As várias suspeitas em torno do “desaparecimento” de Melania levaram o próprio Presidente a pronunciar-se sobre o assunto no Twitter. “Os media das fake news têm sido tão injustos e maldosos para a minha mulher e grande primeira-dama, Melania”, escreveu. “Enquanto ela recuperava da cirurgia, eles noticiavam tudo, desde que ela estava à beira da morte, que tinha feito um facelift, que tinha deixado a Casa Branca (e que me tinha deixado) para ir para Nova Iorque ou para a Virgínia, até [que tinha sido vítima de] algum tipo de abuso. Tudo falso, ela está ótima!