Depois de resolver os problemas com a produção do Model 3, o que parece bem encaminhado uma vez que a fábrica já provou conseguir atingir 6.000 veículos por semana, das 10.000 que é o objectivo, os técnicos da Tesla trabalham afincadamente no futuro Model Y, o SUV que será proposto como a versão mais em conta do já conhecido Model X, substancialmente maior e mais caro.

Segundo Elon Musk, o Y tem a revelação agendada para Março do próximo ano, numa fase em que o Model 3 já deverá estar a ser produzido em pleno, que significa 10.000 unidades por semana, ou cerca de 500.000/ano. Trata-se de um valor espectacular para a Tesla – que até aqui fabricava abaixo dos 100.000 veículos por ano, de Model S e X em conjunto –, mas não muito se pensarmos que há cerca de 450 mil clientes à espera de receber o Model 3 que já encomendaram e sinalizaram, o que significa que um cliente que coloque uma encomenda hoje, apenas vai ver o seu carro novo daqui a praticamente um ano.

O Model Y terá como base o Model 3 e recorrerá ao mesmo tipo de chassi, com mais aço do que o alumínio (material mais leve e caro que é utilizado quase em exclusivo nos Model S e X), para conter o preço, o que deverá permitir que a marca americana de veículos eléctricos não volte a passar pelo mesmo suplício que teve com o Model 3.

A Tesla já revelou dois teasers do seu SUV barato, o que nos permitiu ter uma ideia do tipo de veículo que a equipa de Musk imaginou. Mas, agora, uma foto relevada por Miguel Massé levantou ainda mais a ponta do véu, permitindo imaginar como será a versão SUV do Model 3, que surgirá no início de 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR