A seleção portuguesa de futebol vai encontrar este sábado em Kratovo, onde vai trabalhar durante o Mundial2018, uma arejada fortaleza, sendo notório um forte dispositivo de segurança mesmo nos dias anteriores à sua chegada à Rússia.

O centro de treinos do FC Saturn, em zona verde e tranquila uns 50 quilómetros a sudeste de Moscovo, tem sido guardado por dezenas de polícias e elementos do exército, num aparato bem dissuasor de qualquer ato desaconselhável.

Entrar no complexo obriga a minuciosa revista que inclui detetor de metais: entrar exige uma autorização especial da federação e algum eventual objeto proibido fica à porta, para já com justificação apenas em língua russa.

O primeiro teste mais a sério à segurança será no domingo quando os pupilos de Fernando Santos realizarem o primeiro treino, aberto aos Media e aos adeptos, sendo previsível grande afluência à sessão que principia às 11:30 locais (09:30 em Portugal).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para prevenir eventuais atos agressivos com automóveis ou motorizadas, foi montada no chão uma amovível estrutura de ferro que fura pneus e imobiliza todo o tipo de viatura que tente entrar sem permissão.

Autoridades e voluntários não têm autorização a falar sobre nada que tenha a ver com a seleção ou a infraestrutura, que está decorada com adereços da federação e de Portugal.

O centro de estágio tem três campos de futebol (dois relvados e um sintético), ginásio e alojamento, o que permite evitar deslocações de autocarro para os treinos.

“A FPF escolheu um complexo utilizado por equipas de futebol profissional, em detrimento de unidades hoteleiras, por considerar que aqui estão reunidas todas as condições para o trabalho e a recuperação dos atletas ao longo da prova”, justificou o organismo luso, na altura em que divulgou a sua escolha.

Inserido em tranquila zona verde, o centro de estágio fica também a 11 quilómetros do Aeroporto Internacional Zhukovsky, onde a comitiva lusa chega hoje às 18:30 locais (16:30 em Lisboa), infraestrutura que será utilizada para se deslocar para as cidades-sede da competição.

Kratovo é uma pequena localidade com cerca de 8.000 habitantes, onde é difícil encontrar comércio e restauração.