Mais de 150 migrantes foram no sábado resgatados pela Marinha líbia, ao largo da costa do país, quando tentavam fazer a travessia do Mediterrâneo em direção à Europa, adiantou este domingo a força militar da Líbia, segundo a AFP.

Uma patrulha da guarda-costeira de Trípoli socorreu no sábado 152 migrantes, entre os quais 19 mulheres e três crianças, que estavam a bordo de duas embarcações pneumáticas”, indicou a guarda-costeira em comunicado na sua página na rede social Facebook, citado pela AFP.

De acordo com o texto, “uma primeira operação foi desencadeada a cerca de 20 milhas náuticas a norte de Zouara”, uma cidade costeira próxima da fronteira com a Tunísia e situada a 100 quilómetros a oeste de Trípoli”. A segunda aconteceu a cerca de 200 milhas náuticas ao largo de Garaboulli, a este da capital. Segundo a guarda-costeira, um petroleiro líbio já tinha dado início às operações de resgate antes da chegada das autoridades líbias, uma vez que a embarcação estava prestes a naufragar.

As autoridades não reportaram quaisquer mortos ou desaparecidos. Os migrantes, com origem em países africanos e árabes, foram levados para Trípoli antes de serem transferidos para um centro de retenção em Tajoura, nos arredores da capital líbia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR