Decididamente, temos de deixar de estar agarrados ao conceito de que os automóveis servem apenas para viajar. Coisa que Benedetto Bufalino, artista francês de origens evidentemente italianas, já fez há muito. E se está surpreendido com este carro transformado em forno para pizza, tranquilize-se pois ele já fez de outro automóvel uma mesa de pingue-pongue e até um aquário de uma cabine telefónica.

7 fotos

O que Bufalino gosta mesmo é de dar nova vida a objectos que, depois de nos servirem durante anos, estão condenados a ir parar ao lixo. Daí que os recupere e lhes dê nova vida, através de novas funções. A cabine telefónica foi um bom exemplo, oferecendo a um centro urbano um belo aquário repleto de peixes tropicais, para gáudio dos transeuntes. Mas nada se compara ao velhote Renault Clio, também ele a caminho da sucata, quando a mão e a arte de Bufalino interviram para convertê-lo numa funcional base para ténis de mesa. OK, funcional talvez seja um exagero, mas lá que é diferente, isso é.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mais recente trabalho do artista gaulês, com genes transalpinos, é um forno de pizza com rodas. O velho Ford Mondeo já deu o que tinha a dar, isto até o criativo francês ter decidido que a espaçosa carrinha deveria continuar ao seu serviço, mas a uma temperatura superior.

Despojando-a do seu interior, criou uma zona para construir um forno no espaço até então limitado pela superfície vidrada do veículo, protegeu-a com chapas de ferro e depois isolou-a com tijolos refractários. De seguida foi só colocar lenha lá dentro, fechar as chapas de ferro onde antigamente estavam os vidros e, uma vez o forno à temperatura ideal, começar a aviar pizzas.

Se um dia Bufalino visitar a Mealhada, estamos certos que juntamente com as pizzas, o Mondeo vai passar a fazer leitão à Bairrada…