Música Portuguesa

O fado entrou no espólio do Hard Rock Cafe. Como? Com um vestido de Ana Moura

A cantora e fadista portuguesa Ana Moura doou ao Hard Rock Cafe lisboeta o vestido com que apresentou "Desfado" nos Coliseus, em 2013. A peça viaja agora para os EUA para autenticação.

O vestido que Ana Moura doou ao Hard Rock Cafe Lisboa

Até agora, o fado era um dos géneros musicais ausente do espólio internacional do Hard Rock Cafe, que conta com 88 mil peças de artistas de todo o mundo, alguns dos quais Madonna, The Rolling Stones e Elvis Presley. Tudo mudou esta segunda-feira, dia 11 de junho: a fadista Ana Moura doou ao Hard Rock Cafe lisboeta o vestido que usou quando apresentou o seu disco Desfado nos coliseus nacionais, em 2013.

A doação é o ponto alto das celebrações dos 15 anos de existência do Hard Rock Cafe Lisboa, um dos 182 Hard Rock Cafes do mundo. O vestido é uma criação de Katty Xiomara e foi com ele que a fadista e cantora se apresentou nos concertos de apresentação do disco que a projetou dentro e fora de portas. Desfado é aliás “o disco mais vendido da última década em Portugal, com seis galardões de platina”, refere a Sons em Trânsito, agência que promove a cantora.

À imprensa, a cantora deu os parabéns ao espaço lisboeta pelo 15º aniversário e defendeu que “o Hard Rock Cafe faz parte do imaginário coletivo de todos nós.”

É uma referência musical de entretenimento da cultura Ocidental. Ter um vestido meu exposto no Hard Rock de Lisboa é uma honra que jamais ousei sonhar.”

Já Marian Fitzgerald, diretora geral do Hard Rock Cafe lisboeta, sublinhou que se trata de uma “introdução única do estilo musical mais português e património imaterial da humanidade – o Fado.” E acrescenta: “Não esquecendo as suas atuações junto das maiores referências do rock e pop internacionais, como os The Rolling Stones e Prince, a Ana Moura tem um distinto percurso no mundo da música e representa a atitude que o Hard Rock tem em Portugal: um gosto local, com impacto global.”

[Ana Moura com o vestido que doou ao Hard Rock Cafe Lisboa, esta segunda-feira:]

O processo formal de inserção do vestido no espólio internacional do Hard Rock Cafe obriga a que a peça viaje agora “para os Estados Unidos da América para autenticação”, refere a agência. “Em breve”, regressará a Portugal e ficará exposto no Hard Rock Cafe em Lisboa.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: gcorreia@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)