Um novo relatório sobre a demência publicado esta terça-feira pela OCDE, coloca Portugal no quarto lugar, apenas atrás da Alemanha, Itália e Japão. A OCDE sugere ainda, no mesmo relatório, que prevê que em 2037 o país suba para a terceira posição do grupo.

O número de pessoas com demência nos países da OCDE chegou perto dos 19 milhões de pessoas em 2017. O envelhecimento da população e a ausência de programas de deteção da doença mencionados no relatório, poderão justificar as projeções feitas para Portugal para 2037, apesar do crescimento ser generalizado.

[FrameNews src=”https://s.frames.news/cards/demencia-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”420″ slug=”demencia-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/demencia-em-portugal/thumbnail?version=1516803856309&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

“Os custos financeiros da demência são imensos”, destaca o relatório. Segundo estimativas da Associação Internacional da Doença do Alzheimer, os custos médicos e sociais atingem o valor de 1 trilião de dólares. Portugal, de acordo com o documento, é o 2º país da OCDE com menor densidade de especialistas de acordo com a população e não possui linhas de orientação para lidar com o problema.

A percentagem de prevalência de demência em pessoas entre os 60 e 64 anos é relativamente reduzida, fixando-se em 1%. Mas esta percentagem salta para os 40% quando a população analisada tem uma idade superior a 90. O aumento da população com mais de oitenta anos de idade, leva a OCDE a estimar que o número de pessoas vítimas da doença chegue aos 41 milhões em 2050.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR