Floresta

Sistema de novo investimento para o Pinhal Interior com 90 candidaturas

Pedro Marques afirmou que foram registadas cerca de 90 candidaturas para novo investimento na região do Pinhal Interior, para além dos projetos de apoio à reposição da atividade.

Paulo Cunha/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O sistema para atração de novo investimento para o Pinhal Interior, fortemente afetado pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, conta com cerca de 90 candidaturas, num investimento de 38 milhões de euros, anunciou esta terça-feira o Governo.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que foram registadas cerca de 90 candidaturas para novo investimento na região do Pinhal Interior, para além dos projetos de apoio à reposição da atividade.

Esses 90 projetos estão ainda a ser analisados, sendo que correspondem “a mais ou menos 38 milhões de euros, o que é muito significativo para esta região”, sublinhou o ministro, que falava aos jornalistas depois de visitar uma serração de Pedrógão Grande, afetada pelo grande incêndio de junho de 2017 e que já se encontra a laborar.

Para Pedro Marques, o número de candidaturas a esse sistema de apoio é “uma boa surpresa”, até porque o Pinhal Interior é caracterizado por uma atividade muito concentrada “no setor da floresta”. O ministro salientou que as candidaturas estão a ser trabalhadas juntamente com os empresários para garantir que sejam “sustentáveis”, sublinhando que os novos projetos poderão acrescentar “umas centenas de postos de trabalho no território”.

O governante referiu que as candidaturas apresentadas representam um “pouco das duas realidades” do território, aparecendo projetos nas áreas dos setores mais tradicionais, como a floresta e a agricultura, mas também noutros setores como “a panificação, a área das tecnologias de informação” ou o turismo, representando uma diversificação das atividades económicas na região.

Pedro Marques falava aos jornalistas no âmbito de uma visita que está a fazer ao território afetado pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, cerca de um ano depois da tragédia que provocou 66 mortos e 250 feridos. De manhã, visitou casas reconstruídas ou em reconstrução e, durante a tarde, visitou a serração Fernando Fernandes & Irmão, que esteve dois meses parada e que agora deu “a boa notícia” ao ministro de que pretende “duplicar os postos de trabalho, quando conseguir estabilizar toda a produção”. Ainda durante a tarde, o ministro e os vários autarcas da região afetada pelo grande incêndio reúnem-se na Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)