Reciclagem

Campanha vai “TransforMAR” plástico deixado nas praias em aparelhos de desporto

14 praias portuguesas vão receber a campanha "TransforMAR", que pretende transformar o plástico em aparelhos de atividade física. Nas praias vai haver um depósito próprio para colocar o plástico.

NABIL MOUNZER/EPA

Uma campanha de reciclagem de plástico vai percorrer 14 praias portuguesas a partir de sexta-feira com o objetivo de levar os utentes a recolher o plástico das praias, para ser depois transformado em aparelhos de atividade física.

Os aparelhos de atividade física conseguidos através do projeto “TransforMAR” serão devolvidos às praias onde decorreu a recolha do plástico reciclado, informaram esta quinta-feira, num comunicado, os promotores.

A iniciativa é promovida pelo Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), gestora da Rede Electrão, a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O seu propósito é o de desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto usufruem do seu tempo em praia. Desta forma serão garantidas não só praias mais limpas, como um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes”, indicaram.

Por outro lado, a iniciativa pretende promover estilos de vida saudáveis, pelo que a escolha das praias “acompanhará o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, da Federação Portuguesa de Voleibol”. Nas praias será disponibilizado um depósito próprio, o “plasticódromo”, onde “os veraneantes deverão colocar o seu plástico para que possa ter uma nova vida e não acabe no mar”.

“O depósito permanecerá uma média de três dias em cada praia e terá a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilogramas, a cada novo dia”, salientaram.

A ação premeia ainda o bom comportamento dos veraneantes, já que “aqueles que demonstrarem ter uma boa conduta ambiental, uma correta proteção solar e um cuidado apropriado com a exposição ao sol na praia”, poderão ser “descobertos” por olheiros da organização, sendo “premiados com vales de desconto nas lojas Lidl, entre outros prémios”. Segundo a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund 72% do lixo das praias portuguesas é constituído por plástico.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)