A Guarda está esta quinta-feira em risco extremo de exposição à radiação UV, segundo o IPMA, que recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol. As restantes regiões do continente e os arquipélagos dos Açores e Madeira apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral da região Centro até meio da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior e na região sul.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde. Nas terras altas, o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante norte, sendo moderado a forte de nordeste até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 10 graus (em Bragança) e os 17 (em Portalegre e em Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo, Porto e Leiria) e os 31 (em Faro, Évora e Beja). Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul e vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas e no extremo leste da ilha, em especial a partir da tarde. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 23 graus.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, condições para a formação de neblinas na madrugada e início da manhã e vento fraco a moderado. Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27 graus, na Horta entre os 19 e os 25, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 26 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 25.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR