António Costa

Primeiro-ministro apresenta Portugal na Califórnia como país aberto, pacífico e estável

O primeiro-ministro defendeu que o país está a investir nas qualificações das gerações mais jovens e possui um ambiente de negócios muito favorável ao investimento externo.

NUNO VEIGA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O primeiro-ministro apresentou esta quinta-feira, no Senado da Califórnia, Portugal como um país aberto ao mundo, com facilidade de negócios, pacífico e estável do ponto de vista político, com uma histórica identidade europeia, mas também atlântica.

António Costa falava momentos antes de o Senado da Califórnia aprovar, por unanimidade, a resolução para a institucionalização do “Dia de Portugal” neste Estado norte-americano.

“A Califórnia é uma nova fronteira para a inovação tecnológica e para a economia digital. Portugal quer ser parte deste futuro partilhado. Somos um país aberto ao mundo, pacífico e estável”, declarou o líder do executivo no seu discurso perante o parlamento californiano. Neste contexto, o primeiro-ministro defendeu que o seu país está a investir nas qualificações das gerações mais jovens e possui um ambiente de negócios muito favorável ao investimento externo.

“Já estamos a cooperar com a Califórnia ao nível das instituições e das empresas – cooperação que seguramente vai aprofundar-se. Na história, os portugueses estiveram entre os primeiros a explorar a Califórnia. Chegou o momento de os californianos fazerem o percurso em sentido inverso”, declarou, num convite ao investimento externo no país.

Perante os membros do Senado da Califórnia, António Costa acentuou também a perspetiva da dupla identidade europeia e atlântica de Portugal e considerou que existe uma relação estrutural e sólida entre o país e os Estados Unidos.

“Os Estados Unidos são o nosso vizinho do outro lado do Atlântico, constituem o nosso maior parceiro comercial fora da União Europeia. Queremos expandir, diversificar as nossas relações”, acentuou o primeiro-ministro, num discurso que recebeu muitas palmas.

António Costa procurou depois referir algumas das principais apostas portuguesas ao nível do desenvolvimento das tecnologias de informação, da ciência, das energias limpas e do combate às alterações climáticas. “São áreas importantes para a cooperação com a Califórnia”, apontou, numa intervenção em que também salientou a presença de 1,5 milhões de cidadãos da diáspora residentes nos Estados Unidos.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)