O secretário-geral da Renamo disse esta quinta-feira que o diálogo de paz com o Governo “está a fluir”, considerando que a mudança do líder interino do partido para a Serra da Gorongosa demonstra o compromisso com os ideais do falecido presidente.

“O diálogo com o Presidente moçambicano está a fluir. É verdade que é um processo complexo e que exige calma e paciência, mas o processo está a andar”, declarou Manuel Bissopo, citado esta quinta-feira pelo canal privado STV, sem avançar mais detalhes sobre o processo.

Segundo Bissopo, a mudança do líder interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, para a Serra da Gorongosa é uma demonstração de compromisso com a paz. “É uma demonstração clara de que somos fiéis àquilo que o nosso comandante em chefe decidiu: trégua sem limites, paz e estabilidade do país”, acrescentou Bissopo.

Mais três pessoas assassinadas por grupos armados no norte de Moçambique

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ossufo Momade vai habitar a mesma base onde residiu, de finais de 2015 até morrer, a 03 de maio, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. A deslocação do líder interino da Renamo foi anunciada no início de mês pelo porta-voz do órgão máximo daquele que é o principal partido da oposição em Moçambique.

Afonso Dhlakama morreu devido a complicações de saúde na Serra da Gorongosa, numa altura em que tanto ele como o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, davam sinais de estar perto de um entendimento para a paz, num compromisso que tanto Nyusi como a Renamo já disseram manter.

Além da descentralização de poder, tema em que as partes já encontraram consensos e têm um documento para revisão da Constituição a ser analisado pela Assembleia da República, as negociações entre a Renamo e o Governo moçambicano têm como segundo ponto a desmilitarização, desmobilização e reintegração do braço armado do partido de oposição.