É uma tradição que se mantém há 88 anos. Desde 1930 que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) revela um cartaz para simbolizar o campeonato de futebol que reúne as seleções com os melhores jogadores de futebol de cada país qualificado. Este ano, o cartaz foi inspirado no poster criado para Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 1930 no Uruguai. E herdou os traços da propaganda soviética dos anos 20 e 30.

As mensagens ocultas

O jogador que aparece retratado na imagem é Lev Yashin, o futebolista mais famoso da Rússia e o único guarda-redes a vencer uma Bola de Ouro em toda a história. Lev Yashin, que jogou em quatro Mundiais entre 1958 e 1970, era conhecido como “Aranha Negra” por causa do equipamento totalmente preto com que costumava entrar em campo ao serviço da seleção soviética.

Nesta imagem, criada pelo designer russo Igor Gurovich, o histórico guarda-redes da era soviética não se limita a apanhar uma bola típica da altura em que defendia a seleção: se reparar bem, a esfera mostra o território russo visto a partir de cima, como que fotografado por um satélite a partir do espaço. Esse pormenor não é inocente: é uma homenagem aos esforços soviéticos na corrida espacial que a Federação soviétiva travou com os Estados Unidos — e de onde só saiu perdedora porque os norte-americanos pisaram a Lua primeiro.

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Essa bola simbólica aparece a emanar raios que são muito típicos do construtivismo russo, um movimento artístico e político dos anos 20 que fazia uma ode ao mundo operário da União Soviética. Segundo a própria FIFA, esse foi um elemento que Igor Gurovich foi buscar aos trabalhos dos artistas Dziga Vertov e aos Irmãos Stenberg e que retratam “a energia do torneio”. Além disso, o círculo verde que serve de fundo ao guarda-redes e que é uma forma geométrica muito usada nos cartazes soviéticos, significa os 12 estádios onde vai decorrer o Mundial 2018, espalhados por 11 cidades da Rússia.

Tudo isto foi desvendado pelo próprio designer: “O estilo dos pósteres construtivistas soviéticos das décadas de 1920 e 1930, a sua linguagem visual única, uma nova e fresca poesia de imagens figurativas, tornou-se num dos elementos mais importantes da cultura russa. Esta linguagem é inquestionavelmente considerada como russa em todo o mundo. Portanto queria realmente usá-la no meu trabalho”.

A inspiração no Uruguai

Só há um pormenor que não é tão retro quanto isso neste cartaz: a ideia de colocar um guarda-redes como personagem principal num poster surgiu em 1930 para Mundial no Uruguai, o primeiro ilustrado com uma criação deste género. O poster, quase todo dominado pela cor vermelha, tinha 78,5 centímetros de altura e 38 centímetros de largura. Foi vendido por quase 23 mil euros pela Christie’s.

A primeira vez que o cartaz deste ano apareceu oficialmente em público foi no metro de Moscovo em novembro do ano passado. A FIFA explicou que o poster é “um verdadeiro reflexo do património artístico e futebolístico da Rússia” e que está “orgulhosa deste belo marco que retrata um ícone tão importante e celebra o próximo torneio em solo russo”.

Veja na fotogaleria todos os cartazes do Campeonato Mundial de Futebol FIFA desde 1930 até agora.