Poucas horas antes do Irão jogar contra Marrocos no Mundial 2018, Carlos Queiroz enviou uma mensagem de apoio à seleção portuguesa e dirigiu-se a Fernando Santos, a quem chamou amigo: “Desejo para ti e toda a equipa nacional votos de enorme sucesso neste Campeonato do Mundo”, escreveu o antigo selecionador português no Facebook. Mas o atual treinador do Irão também recordou os mais momentos à frente de Portugal: “Fiquei e andei só”.

Na publicação, que vem acompanha de uma fotografia de Carlos Queiroz dentro de um avião com uma bandeira portuguesa nas mãos, o selecionador iraniano recorda que foi há oito anos que “perdemos 1-0 contra Espanha com um inaceitável golo fora-de-jogo” nos oitavos de final do Mundial da África do Sul. “Fiquei e andei só”, desabafou o técnico português que agora orienta o Irão, um dos adversários de Portugal na fase de grupos (jogo dia 25, às 19h00).

Carlos Queiroz referiu-se novamente ao duelo ibérico do Mundial 2010 na África do Sul, em que Portugal saiu eliminado por causa de um golo rematado por David Villa em fora de jogo. O videoárbitro ainda não era uma realidade naquela época e a arbitragem acabou por ser muito criticada nos dias seguintes por Diego Maradona: “Baldassi não deixou Portugal chegar à área da Espanha, porque cada bola dividida era para Espanha. Sou amigo de Baldassi, mas pareceu-me uma arbitragem horrível”, disse o selecionador argentino na altura.

A mensagem do técnico do Irão termina com um voto de confiança para a seleção portuguesa: “Certo de uma grande vitória hoje, acredito que isso nunca sucederá contigo. Terás sempre ao teu lado o meu incondicional respeito e admiração”. E acrescenta: “Em meu nome e de todos os portugueses que colaboram na Seleção do Irão, por favor estende a toda equipa nacional os nossos votos de grande êxito”. A publicação termina com um “forte abraço” de Carlos Queiroz endereçado a Fernando Santos.

O Irão de Carlos Queiroz vai entrar em campo esta sexta-feira às 16h para o encontro com Marrocos no Estádio de São Petersburgo. É o segundo jogo do grupo B neste segundo dia de Mundial, que começou com um Egito-Uruguai (0-1) e que vai terminar com o Portugal-Espanha às 19h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR