A falta de espaço nos cemitérios de Faro está na causa de uma lista de espera para enterrar pessoas, algumas das quais mortas há mais de duas semanas.

A notícia é do Jornal de Notícias (ainda sem link disponível), que dá conta da história de uma mulher identificada como Maria José, que morreu aos 80 anos, no passado 29 de maio. “Encontra-se numa lista de espera desde 1 de junho, dia em que foram feitas as cerimónias fúnebres. Está numa câmara frigorífica, uma vez que os dois cemitérios de Faro estão lotados”, diz àquele jornal o filho, Nélson Martins.

O concelho de Faro tem dois cemitérios: o mais antigo, o Boa Esperança; e outro mais recente, construído em 2005, o Cemitério Novo. De acordo com aquele jornal, o cemitério da Boa Esperança está cheio. Além disso, o Cemitério Novo dispõe apenas de gavetões, uma vez que o solo não é propício a enterros. O Jornal de Notícias explica ainda que há “pouco mais de 20″ gavetões disponíveis”.

Contactada por aquele jornal, a autarquia admitiu o problema e avançou que estão a ser construídos 176 gavetões no Cemitério Novo — que deverão estar concluídos em setembro deste ano — e mais à frente serão construídos outros 336.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR