O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou esta sexta-feira à comunidade muçulmana em Moçambique para que incuta valores de paz e harmonia na juventude, evitando que esta camada use “a própria religião para promover o ódio e a violência”.

“É essencial que as mesquitas continuem a incutir na nossa camada juvenil crenças e valores de maneira a evitar que eles façam o uso da sua própria religião para promover o ódio e a violência”, disse o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi falava durante uma cerimónia que marca o fim do Ramadão em Inhambane, no sul de Moçambique, onde efetua uma visita de trabalho. O Presidente moçambicano lembrou que o Islão é uma religião comprometida com a pacificação e com o bem-estar, valores que devem ser salvaguardados sempre para que o país continue no caminho do desenvolvimento.

“A imagem do Islão é de uma religião profundamente pacifica e de valores nobres. Uma religião comprometida com o bem”, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Os pronunciamentos do chefe de Estado moçambicano aparecem num momento em que distritos da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, têm sido alvo de ataques de grupos armados desde outubro de 2017, tendo causado um número indeterminado de mortes e deslocados.

Um estudo divulgado em maio, em Maputo, aponta a existência de redes de comércio ilegal na região e a movimentação de grupos radicais islâmicos, oriundos de países a norte, como algumas das raízes da violência.

Diversos investimentos estão a avançar na província para exploração de gás natural dentro de cinco a seis anos, no mar e em terra, com o envolvimento de algumas das grandes petrolíferas mundiais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR