Quatro eventos de vinhos para os próximos dias

Concertos intimistas nas caves que guardam o néctar de Baco e provas temáticas, de vinho Verde, de espumantes e clássicos bairradinos. Entre sexta e segunda, todos os caminhos vão dar ao vinho.

i

© Divulgação

© Divulgação

Pierre Aderne em Vila Nova de Gaia

Habituou lisboetas e amantes da cidade a concertos intimistas, com artistas convidados e vinhos de diferentes produtores servidos de copo em copo. Agora, o cantor e compositor Pierre Aderne ruma ao norte do país para iniciar um novo ciclo de concertos, que ficaram conhecidos como “Rua das Pretas”, o local original dos espetáculos. O primeiro acontece já esta sexta-feira, pelas 20h45, e conta com o apoio das marcas Niepoort e Soalheiro. O local escolhido para a tertúlia musical e vínica é o novo centro de visitas da Poças, casa de vinho do Porto que este ano assinala 100 anos de vida.

Onde é? Caves Poças
Quando é? Sexta, dia 15 de junho, às 20h45
Quanto custa? 30 euros por pessoa (via Ticketline e Airbnb music; bilhetes limitados)
Informação/Reservas: naruadaspretas@gmail.com e www.ruadaspretas.com

Brut Experience no Lisboa Marriott

O nome levanta e confirma a suspeita: este é um evento dedicado ao “espumante de qualidade”, que acontece no seguimento do Concurso Internacional de Espumantes com o mesmo nome, realizado no passado dia 30 de maio. A iniciativa, que pretende pôr no mapa os espumantes Bruto e Bruto Natura, é organizada pela Enóphilo, que já antes esteve à frente da Wine Fest, em Lisboa e no Porto. À prova vão estar mais de 100 espumantes portugueses, entre champanhes e cavas, além de harmonizações previstas pela organização (desde ostras a presunto e enchidos acompanhados de espumante), workshops e jantar temáticos (20 e 40 euros, respetivamente; o jantar vínico conta com a assinatura do chef António Alexandre).

@ Divulgação

Onde é? Lisboa Marriott Hotel
Quando é? Sábado, 16 de junho, das 15h às 20h
Quanto custa? 10 euros, com oferta de um copo da Schott Zwiesel (bilhetes disponíveis da TicketLine, Fnac, Worten, CCB, El Corte Inglés, Galeria Comercial Campo Pequeno e Agências Abreu); Pack Enóphilo por 75 euros que inclui entrada e todas as atividades paralelas

UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante

O Claustro do Convento de São Gonçalo, em Amarante, recebe a terceira edição do UVVA, onde vão marcar presença 30 produtores de vinho verde, entre 15 e 17 de junho. Certo que as portas abrem esta sexta às 17h, mas a inauguração oficial do evento está marcada para as 22h. Provas de vinho, showcookings com chefs de restaurantes com bom nome na praça e atuações ao vivo fazem parte do cardápio.

Onde é? Claustro do Convento de São Gonçalo, Amarante
Quando é? De sexta a domingo, 15 a 17 de junho (sexta e sábado, das 17h às 00h; domingo, das 17h às 22h)
Quanto custa? 5 euros com kit de prova (copo oficial do evento, porta copo e vale de 2,50 euros na compra de vinho; bilhetes disponíveis na Fnac e à entrada do evento)

“Bairrada de Excelência” no CCB

A Comissão Vitivinícola da Bairrada desafiou vários produtores da região a viajar até à capital para fazer parte do evento “Bairrada de Excelência”. A acontecer na segunda-feira, dia 18 de junho, no Centro Cultural de Belém, a iniciativa quer aproximar enófilos de rótulos recentes, nascidos nas vinhas da Bairrada, e de raridades que contribuíram para a história da região. Ao todo, vão estar presentes 25 produtores, sendo que o restaurante Rei dos Leitões também vai estar representado. Há ainda duas masterclasses de inscrições obrigatórias: uma dedicada a conhecer os vinhos com uma boa relação qualidade/preço, outra apostada nos espumantes. O evento destina-se especialmente a profissionais do sector, mas todos os apreciadores são bem-vindos.

Onde é? Sala Luís Freitas Branco, no CCB
Quando é? Segunda-feira, dia 18, das 15h às 21h (com duas masterclasses, às 16h e às 19h)
Quanto custa? Entrada livre, com copo disponível

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.