Quem quiser comprar as primeiras ações da Raize pode fazê-lo a partir de segunda-feira, 18 de junho. A Oferta Pública de Venda Inicial da maior bolsa nacional de empréstimos para pequenas e médias empresas (PME) decorre até 12 de julho. A empresa começa a negociar na bolsa portuguesa, no Euronext Access, a 18 de julho.

Até 12 de julho, os investidores podem submeter ordens de compra junto dos bancos ou intermediários financeiros, sendo que o valor mínimo para cada ordem é de 100 euros, correspondentes a 50 ações. No total, a empresa vai disponibilizar aos investidores 750 mil ações, a um preço fixo de 2 euros, capitalizando a empresa em cerca de 10 milhões de euros. A Raize vai
dispersar até 25% do capital em bolsa.

O montante total da oferta inicial é de 1,5 milhões de euros e, por isso, a empresa não precisou de aprovação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para ser admitida em bolsa (só é necessário a partir de 5 milhões de euros). Os resultados da oferta inicial vão ser publicados no site da Euronext a 13 de julho.

Processo de admissão em bolsa da Raize já deu entrada na Euronext

Para concretizar a entrada em bolsa, a Raize contratou o banco de investimento Haitong Bank e a sociedade de advogados Úria Menendéz.  A startup portuguesa foi criada para ser uma alternativa às formas de financiamento tradicionais. A ideia é que em vez de serem os bancos a emprestar dinheiro às PME, sejam investidores particulares. A taxa de juro aplicada a estes créditos varia em função do risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR