Brigitte e Emmanuel Macron compraram um novo serviço de jantar de porcelana para o Palácio do Eliseu, em Paris. O  conjunto de 1 200 peças foi escolhido pela primeira-dama e custou, segundo informações avançadas pela presidência franesa, 50 mil euros. A compra do casal está a gerar polémica depois de o jornal Le Canard Enchaîne ter escrito que a louça custou 500 mil euros, ou seja, dez vezes mais do que o valor inicialmente avançado pelo Eliseu.

A alegação da revista surge numa altura em que a porta-voz do presidente francês, Sibeth Ndiaye, publicou um vídeo do presidente francês que se tornou viral. Macron fala em “grandes quantidades de dinheiro” gastas em benefícios sociais.

“Olhem para a nossa política social. Colocamos grandes quantias de dinheiro em benefícios sociais e ainda assim as pessoas continuam pobres. Não há volta a dar. As pessoas que nascem pobres permanecem pobres. Precisamos de algo que ajude a tirar as pessoas da pobreza”, afirma no vídeo abaixo.

“Precisamos de evitar a pobreza e tornar as pessoas mais responsáveis se quisermos tirá-las da pobreza”, disse Macron, enquanto ensaiava o discurso que fez mais tarde na cidade de Montpellier. Nesse mesmo dia, segundo o britânico Express, o presidente chegou a dizer: “Mas gastar dinheiro nem sempre é solução”, referindo-se às reformas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O timing do discurso e da quantia gasta na compra do serviço de louça foi amplamente comentado, tendo-se tornado numa situação polémica. O vídeo partilhado no Twitter deu aso a acusações de desprezo pelos pobres, alimentando a perceção de que Macron é um “presidente dos ricos”, distante da realidade em que vive a população.

“Coloca uma grande quantia de dinheiro na louça de porcelana e as pessoas não estão contentes”, escreveu um utilizador da rede social.