Apostada em demonstrar o potencial que a electrificação pode trazer à indústria náutica, a Jaguar Vector Racing acaba de bater um novo recorde de velocidade, em Inglaterra. Mais precisamente nas águas de Coniston Water, um lago com 8,8 km de comprimento, onde o Jaguar Vector V20E registou uma velocidade média de 142,6 km/h, ao longo de um quilómetro.

O powerboat eléctrico foi desenvolvido em conjunto com o parceiro técnico da Jaguar Racing, a Williams Advanced Engineering, e recorre à tecnologia dos carros que correm na Fórmula E. Tem 320 kg de baterias e é propulsionado por dois motores Yasa, que debitam 299 cv.

Não foram revelados mais dados técnicos, sabendo-se apenas que este novo recorde resulta de um trabalho desenvolvido ao longo de um ano. “Após 12 meses de trabalho duro, este é um resultado fantástico para a equipa e para os nossos parceiros, e é um grande primeiro passo para explorar a potência e a versatilidade que a electrificação pode aportar à indústria náutica”, declarou o CEO da Jaguar Vector Racing, Malcolm Crease.

Pilotado pelo cofundador e director técnico da Jaguar Vector, Peter Dredge, o barco eléctrico deitou por terra o anterior recorde, de 123,6 km/h, alcançado em 2008.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR