O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou hoje um prolongamento por oito dias do cessar-fogo acordado na semana passada, encorajando os talibãs a prolongarem também as suas tréguas, as primeiras desde 2011.

“Estou a anunciar uma extensão do cessar-fogo”, proclamou o chefe de Estado num discurso transmitido pela televisão estatal, hoje, no qual pediu também aos talibãs para estenderem as suas tréguas.

O Presidente Ghani, cujas ofertas de paz tinham até agora ficado sempre sem resposta, anunciou na semana passada um cessar-fogo unilateral de oito dias, que iria durar até ao fim do Ramadão.

Os talibãs responderam decretando uma pausa nos combates por três dias, sendo a primeira vez que uma trégua é aceite pelo grupo desde que uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos os expulsou do poder, após os ataques de 11 de setembro de 2001.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma hora após a publicação da decisão, na semana passada, ao vivo na televisão, um homem-bomba que alegou ser do grupo Estado Islâmico fez-se explodir na entrada da tenda onde a assembleia foi realizada, matando sete pessoas.

Hoje, outro bombista suicida fez-se explodir no meio de uma multidão composta principalmente de talibãs que comemoravam as tréguas nos arredores de Jalalabad, matando 11 pessoas e ferindo outras 12.

O Estado Islâmico também reivindicou este ataque, escrevendo que “uma operação de martírio golpeou um agrupamento dos membros das forças de segurança afegãs e do movimento talibã em Jalalabad.