Depois da emocionante celebração com que apoiaram na seleção da Islândia há dois anos no Euro 2016, os adeptos islandeses repetiram a festa para festejar a estreia da Islândia no Mundial 2018. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma multidão junto ao Estádio Spartak, onde se joga o Argentina-Islândia, a gritar e a bater palmas tal como no “haka dos vikings” que popularizou os adeptos islandeses em grandes campeonatos da FIFA. Veja-o aqui em baixo.

A dança é simples e começa com calmaria: um dos adeptos tem um tambor onde bate duas vezes, dando ordem aos restantes islandeses para bater palmas e gritar “uh!”, uma expressão que é considerada um grito de guerra semelhante ao utilizado pelos vikings. O tambor soa cada vez mais depressa e os adeptos vão-lhe respondendo numa coreografia bem coordenada e num grito em uníssono que já foi batizado de “haka dos vikings”.

Este grito já se tinha popularizado quando a Islândia ganhou à Inglaterra no Euro 2016: o capitão da equipa, Aron Gunnarsson, aproximou-se das bancadas onde estavam os fãs islandeses e participou no ritual que parecia uma reinvenção do “haka” neozelandês. Esta coreografia da Islândia serve como uma demonstração de força da seleção, tal como acontece nas jogos de rugby que decorrem na Nova Zelândia e que servem para intimidar os adversários antes dos confrontos. No entanto, esta dança Maori também pode servir para demonstrar amor e admiração por alguém.

No caso dos adeptos da Islândia, as duas coisas são válidas: 20% da população da Islândia tem bilhete para assistir a pelo menos um jogo da seleção no Mundial da Rússia. Quem está a ver o jogo dentro do estádio continuou a festa que se fazia lá fora, como mostram as imagens na fotogaleria. Mas há uma pessoa que não gosta desta celebração: o próprio selecionador, Heimir Hallgrimsson: “Detesto-o. Está demasiado usado. Foi bom naquele momento, mas agora todas as vezes que vamos na rua começam a bater palmas, especialmente os estrangeiros”, disse o técnico esta sexta-feira na conferência de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR