“Os meus filhos são muito novos, mas gostava que eles fossem gays.” A polémica declaração foi proferida pelo cantor espanhol Ricky Martin, em entrevista recente ao segmento Popcorn With Peter Travers, do programa Good Morning America, transmitido no canal de televisão norte-americano ABC. A frase causou polémica porque Matteo e Valentino, os filhos do cantor, têm apenas nove anos.

Ricky Martin assumiu a homossexualidade em 2010. Depois de muitos anos a evitar perguntas sobre a sua sexualidade, o cantor que celebrizou canções como “Livin’ La Vida Loca” e mais recentemente “La Mordidita” publicou um texto na conta oficial no Twitter, no qual revelava ser gay. “Tenho orgulho em dizer que sou um homem homossexual afortunado. Sinto-me muito abençoado por ser quem sou”, afirmava então.

Esse momento, revelou recentemente o cantor, foi um dos momentos mais felizes da sua vida: “Digo sempre isto: gostava de poder voltar a sair [do armário] porque foi uma sensação incrível. No momento em que escrevi a carta e a publiquei no Twitter, quando cliquei em enviar, experiencei uma sensação de liberdade que foi tremendamente poderosa. Muita gente agradeceu-me, houve quem me dissesse, por exemplo: ‘por tua causa, percebo melhor o meu pai” e “já entendo a minha irmã”.

Atualmente, Ricky Martin, de 46 anos, é casado com Jwan Yusef, homem de 34 anos que o ajuda a criar os dois filhos, nascidos através de gestação de substituição (antigamente conhecida como “barriga de aluguer”). Como aponta o El Mundo, o cantor interpreta neste momento o papel de Antonio D’Amico, que era namorado do estilista italiano Gianni Versace quando este morreu, na mais recente temporada da série “American Crime Story”, intitulada “O Assassinato de Gianni Versace”.

Há dias, Ricky Martin revelou à Gay Time que o papel fê-lo recordar tudo o que fez no passado para ocultar a sua orientação sexual. Na entrevista que deu logo a seguir, ao programa Good Morning America, Ricky Martin deixou uma mensagem encorajadora a todos os homossexuais que ainda não tiveram coragem de revelar a sua orientação sexual: “Vai correr tudo bem. Só tens de ser tu próprio, amar-te a ti mesmo.”

Aos filhos, quando eles lhe perguntam porque é que têm dois papás, Ricky Martin ainda não entra em grandes detalhes, diz apenas que fazem parte de “uma família muito moderna”. Há rumores de que Ricky Martins e Jwan Yusef poderão vir a acolher e criar mais uma criança a breve trecho.