Luís Neves, polícia de carreira que nas últimas duas décadas esteve ligado ao combate ao banditismo e terrorismo, é esta segunda-feira empossado como novo diretor nacional da PJ, sucedendo a Almeida Rodrigues, que não quis renovar o mandato.

O novo diretor nacional comandou até agora a Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), o departamento da PJ que investiga os crimes mais violentos e que nos últimos anos foi responsável por casos relacionados com a ETA, com os skinheads ou com assaltos a caixas multibanco (ATM) com recurso a material explosivo.

O ato de posse vai realizar-se no salão nobre do Ministério da Justiça, na presença da ministra Francisca Van Dunem, numa altura em que um dos maiores problemas da PJ se prende com o défice de meios humanos.

Almeida Rodrigues, que completa este verão 60 anos e passará à disponibilidade, esteve uma década à frente da PJ, tendo mantido a confiança de sucessivos ministros da Justiça. Com Almeida Rodrigues sai também o seu número dois, Pedro do Carmo (diretor nacional adjunto da PJ), que regressa à magistratura do Ministério Público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR