Será que todas aquelas deliciosas pizzas que já ingeriu podiam contribuir para acabar com os buracos que persistem em aparecer, qual cogumelos, na sua rua? É uma ideia magnífica e muito popular, tanto mais que a reparação das “crateras” no asfalto é gratuita.

O estranho projecto nasceu da criatividade da Domino’s, o conhecido fabricante de pizzas que, além da cadeia de restaurantes própria, também vende para fora, concorrendo com a Pizza Hut. O objectivo é reparar os buracos que surgem nas ruas por essa América fora – que valia adaptar igualmente ao nosso país, uma vez que também temos por cá a Domino’s e ‘crateras’ é coisa que não falta –, sem custos para os clientes ou para as cidades.

A ideia surgiu pela necessidade de fazer frente às queixas constantes de clientes, cujas pizzas se degradaram depois de uma travagem brusca para evitar um buraco, ou pelo salto que o carro dá quando não se consegue evitar. A situação é tão regular que a Domino’s criou um seguro, que garante que a pizza chega sempre impecável a casa do cliente. Mesmo que o seu filho decida sentar-se em cima dela, basta voltar ao restaurante para receber uma igual, sem marcas do traseiro do petiz.

Segundo a Domino’s, da ideia do seguro – que continua a ser oferecido – evoluíram para a reparação do mau piso, uma vez que se tornou óbvio que um asfalto imaculado, ou quase, ajudava a encher melhor a barriga. Assim, o cliente tem apenas de queixar-se sobre o estado das ruas, entre o restaurante mais próximo da Domino’s e a sua casa, e esperar que seja o seu pedido seja considerado.

O programa arrancou em Milford, em Delaware, onde no primeiro par de semanas uma equipa de operários reparou 40 buracos em 10 ruas, pintando depois o símbolo da Domino’s sobre o asfalto recém-aplicado. De Milford, o programa vai ser alargado a 17 outras cidades – cujos responsáveis aceitem a ajuda da empresa, o que curiosamente nem sempre acontece –, com a Domino’s a desafiar os clientes a candidatarem o local onde habitam para que, também aí, as pizzas saciem o apetite e… “tapem” os buracos das ruas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR