Uma baleia morta foi encontrada à deriva, na manhã desta terça-feira, junto à praia da Fonte da Telha, na Costa da Caparica. Segundo o jornal Público, o animal tinha cerca de 30 metros e no início da tarde estava a ser empurrado para uma zona mais distante da costa.

A baleia terá sido avistada pelas 7h30 por Luís Martins, proprietário da empresa de passeios turísticos Batnavó Marítimo-Turística, tendo alertado de imediato a Polícia Marítima de Sesimbra. Quando saía da praia com um grupo de praticantes de pesca desportiva, Luís Martins disse ter visto um “vulto negro” que lhe fez lembrar “um barco virado ao contrário”.

Estivemos mesmo perto dela. É muito grande e está voltada de barriga para cima, ficando uns 2,5 metros acima da água”, disse Luís Martins.

O jornal avança ainda que depois de ser afastada da costa, a baleia deverá ser “afundada” através de carga explosiva, tendo em conta que a presença do animal pode constituir “um perigo para a navegação marítima”, disse Fernando Pereira da Fonseca, porta-voz da Marinha, acrescentando que havia apenas duas hipóteses: “Ou a baleia se aproximava da costa ou teria de ser afundada”.

A baleia estava morta há vários dias e em avançado estado de decomposição, estando os trabalhos a decorrer com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR