Portugal venceu Marrocos por 1-0 mas nem por isso Fernando Santos sorriu no final. O técnico português estava visivelmente desagradado com a prestação da Seleção frente aos marroquinos.

““O mais importante era ganhar, obviamente, mas alguma coisa temos de ver, temos de falar. A equipa entrou bem no jogo, mas a seguir perdeu o controlo da partida. Não conseguimos ligar passes, muitos passes errados, má circulação de bola e quando não temos bola, temos de correr. É uma bola de neve, é inexplicável”, começou por dizer Fernando Santos, irritado com a exibição portuguesa.

Foram muitos os passes falhados pela Seleção Nacional, que passou grande parte do tempo obrigada a defender e mostrou pouco critério com a bola na sua posse. “Ao intervalo, tentei avisar os jogadores. Parece que nos falta confiança com a bola em determinados momentos do jogo e começamos a recuar. Esta equipa com jogadores de baixa estatura, sem bola e sem velocidade passa por dificuldades. Vamos ter de retificar isso”, atirou Fernando Santos. “Vamos ter de conversar todos”, avisou, ainda no relvado.

Já na sala de imprensa, Fernando Santos apresentou um tom de voz mais moderado, mas um discurso na linha do que já tinha dito anteriormente.

Ao longo da partida, foram vários os momentos em que as câmaras captaram o desgrado de Fernando Santos para com a exibição portuguesa (Créditos: AFP/Getty Images)

“Entrámos bem, capazes de pressionar e ganhar duelos. Circulámos a bola e fizemos o golo, que era o mais difícil à partida. Depois, não conseguimos ter bola nem conseguimos sair da pressão e as coisa ficaram muito difíceis”, explicou o treinador português, continuando: “Tive de fazer uma alteração estratégica porque era preciso bloquear o jogo do adversário e ter mais bola na zona central do campo. Ao intervalo, falei com os jogadores e voltámos a entrar bem. Lentamente fomos perdendo a bola, a dinâmica… É um jogo de campeonato do Mundo, há pressão e ansiedade. Temos de ser mais capazes… Estivemos bem defensivamente, mas temos de fazer mais do que isto, elevar a nossa fasquia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fernando Santos elogiou a exibição marroquina e apontou ao encontro frente ao Irão, acalmando os ânimos e a precipitação de quem já pensava nos oitavos.

“Rússia ou Uruguai? Ainda nada está decidido. O importante é o jogo com o Irão, tudo se irá decidir na última jornada. É uma fase de grupos muito complicada, mas a partir daí as coisas mudarão de figurino. Logo veremos”, avisou Fernando Santos.

“Marrocos fez um excelente jogo, as equipas não jogam sozinhas. Tiveram um grande desempenho e condicionaram a equipa portuguesa. O futebol é assim, ganha quem marca, mas não estou satisfeito com a exibição da minha equipa”, admitiu Fernando Santos.

E o segredo para Cristiano Ronaldo levar quatro golos em dois jogos? “Tem um grande treinador (risos). O Cristiano é como o vinho do Porto. Sabe analisar as suas capacidades, os momentos do que é a sua capacidade física e técnica, é um jogador em constante evolução. Sabe bem o que pode trazer, conhece-se muito bem e sabe o que o jogo espera dele”, respondeu o selecionador nacional.

Cristiano Ronaldo: “Estamos a um passo de nos qualificarmos, que era o objetivo principal”

Depois do hat-trick apontado à Espanha, Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo para novo triunfo português, desta feita ao apontar o golo com que Portugal bateu Marrocos, aos quatro minutos.

“Sabíamos que íamos jogar contra uma equipa que daria tudo por tudo porque se perdessem estavam fora. Surpreendeu-nos porque estiveram do primeiro ao último minuto com uma intensidade muito alta, mas há que realçar a capacidade de sofrimento que a equipa teve. Defendemos bastante bem e conseguimos marcar um golo. Estamos a um passo de nos qualificarmos, que era o objetivo principal. Ajudei Portugal a conquistar três pontos e por isso estou contente”, salientou o avançado português.

Cristiano Ronaldo assinou o golo da vitória portuguesa, logo aos quatro minutos. O avançado foi considerado o melhor jogador em campo e já leva quatro golos em duas partidas do grupo B do Mundial (Créditos: Getty Images)

E essa barba, Cristiano? “Foi uma brincadeira que fiz com o Quaresma. Deixei crescer antes do Mundial, deu sorte com a Espanha, deu hoje também. É para manter”, garante o melhor do Mundo.

José Fonte, central titular na Seleção, reforçou a ideia de que a vitória é mais importante do que a exibição. “Os jogos com outras equipas teoricamente menos fortes são sempre complicados e hoje foi outra vez. O mais importante foi ter ganho, soubemos sofrer. Agora é continuar a trabalhar e continuar a melhorar”, afirmou, corroborado por Bruno Fernandes: “Todos os jogos são difíceis, as equipas são todas muito fortes. Sabíamos que Marrocos é uma equipa muito agressiva, com bons jogadores tecnicamente e causou-nos dificuldades. Mas o mais importante são os três pontos”.