776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruno de Carvalho: "O Sporting está sob ataque terrorista"

Este artigo tem mais de 5 anos

A Comissão de Gestão, que foi impedida de entrar no clube, vai apresentar queixa contra Bruno de Carvalho e quer auditoriaàs contas do clube. Presidente diz que Sporting "está sob ataque terrorista".

i

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Bruno de Carvalho voltou ao Facebook para atacar mais uma vez a Comissão de Gestão do Sporting. Num post publicado durante a noite desta quarta-feira — depois de o Conselho Diretivo ter anunciado providências cautelares e queixas-crime por difamação contra os membros demissionários da Mesa da Assembleia Geral –, o sportinguista afimou que o clube “está sob ataque terrorista”, comparando os mais recentes acontecimentos ao ataque sofrido pelos jogadores do Sporting no dia 15 de maio, em Alcochete.

“O que esta gente, que se diz sportinguista, está a fazer ao Sporting CP e à SAD é um ato de terrorismo, similar ao que aconteceu na Academia a 15 de maio. Mas com uma diferença: é que estes promovem um ataque terrorista contra 3.5 milhões de sportinguistas, com a cara destapada e com a conivência de alguma comunicação social!”, escreveu Bruno de Carvalho, várias horas depois de ter impedido a entrada da Comissão de Gestão no estádio de Alvalade.

Na publicação, onde o presidente do Sporting fez questão de incluir as fotografias das pessoas às quais se dirigiu, Bruno de Carvalhou questionou “onde é que está agora a indignação do país inteiro?”. “Os sportinguistas que escolham…”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Comissão de Gestão foi impedida de entrar em Alvalade

Bruno de Carvalho tinha avisado em entrevista à SIC no último sábado: apesar de ter sido suspenso por uma comissão de fiscalização, o presidente do Sporting não reconhecia a legitimidade da suspensão e proibia a comissão que o substitui de entrar em Alvalade. Esta quarta-feira, a equipa de Artur Torres Pereira (antigo vice-presidente de Carvalho) deslocou-se às instalações do clube, mas foi impedida de entrar.

Segundo a CMTV, a comissão não terá passado da portaria. O funcionário da empresa de segurança que controla o acesso às instalações do clube terá ligado para o supervisor, que lhe disse que os elementos da comissão de gestão não estavam autorizados a entrar. A equipa de Torres Pereira não chegou a contactar com nenhum funcionário direto do clube. Em declarações ao canal de televisão, o presidente da comissão explicou que o “Conselho de Gestão deslocou-se a Alvalade para iniciar as suas funções”. Contudo, o acesso ao estádio foi-lhes “vedado em desprezo pelas decisões judiciais e pelas decisões legalmente tomadas”. “Esta tarde a Comissão de Gestão emitirá um comunicado”, apontou ainda à CMTV.

Jaime Marta Soares já reagiu ao incidente. À TSF, o presidente da MAG leonina disse que não cede a pressões e garantiu que haverá “isenção, rigor e independência” na Assembleia Geral de sábado. “Estou farto de ser enxovalhado, de ser insultado e de ouvir mentira. 99 por cento do que tem sido dito são mentiras inacreditáveis”, disse ainda. Sobre as cartas enviadas por um grupo de sócios que pediu uma comissão independente na contagem dos votos da AG de destituição de Bruno de Carvalho, Marta Soares disse:

“Não precisamos mais do que os funcionários do Sporting, que sempre estiveram nessas funções. São pessoas credíveis, em quem confiamos. As urnas são transparentes, nada estará escondido a ninguém. Não vamos alterar o sistema que sempre deu bons resultados. Se sempre deu bons resultados e as pessoas não mudaram nem os princípios nem os valores, certamente vão manter este rigor.”

Bruno de Carvalho: “Foram tomar café ao Multidesportivo…”

Bruno de Carvalho publicou, ao início da tarde, um texto no Facebook. Escreveu que “foi feita uma conferência de imprensa por associados para, apoiados em cartas e quase 1.500 votos validados pelos serviços, exigir respeito pelas pretensões e decisões dos sócios do Sporting Clube de Portugal”. No entanto, “qual é a notícia nas televisões? Torres Pereira, Sousa Cintra e Luis Marques foram tomar café ao Multidesportivo em Alvalade…”

Bruno de Carvalho reagiu ainda às declarações de Jaime Marta Soares, que recusou o desafio para um debate na Sporting TV esta quinta-feira, dia 21, às 21h. “Dizer a verdade ‘olhos nos olhos’ aos sportinguistas num debate, parece que não interessa – lá estaremos na sporting TV dia 21 às 21h”, escreveu. Marta Soares recusou a realização do debate dizendo que não está “contra ninguém” e que “não faz parte de nenhuma fação nem de nenhum grupo”. Apenas cumpre a sua função: “Fiz tudo como manda a lei. Não tenho nada a debater com ele. O debate queria dizer que eu era concorrente a alguma coisa.”

Recorde-se que no dia em que anunciou a suspensão do Conselho Diretivo (CD) do clube, o Conselho de Fiscalização desejou não ser necessário recorrer à “remoção coerciva” dos elementos da direção de Bruno de Carvalho das instalações ao Sporting. Não se sabe, para já, se os elementos do CD estão a trabalhar em Alvalade. Sabe-se apenas que a comissão de fiscalização foi impedida de entrar nas instalações do clube e que, apesar de suspenso, Bruno de Carvalho tem sido fotografado com jogadores com quem o Sporting acordou a contratação ou renovação. É o caso, por exemplo, do andebolista Bosko Bjelanovic, cuja renovação foi anunciada esta terça-feira através de uma fotografia do jogador ao lado do presidente suspenso, no museu do clube.

Esta terça-feira, um parecer jurídico feito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra considerou que Marta Soares tem legitimidade legal e estatutária para a nomeação de uma comissão de gestão, nas circunstâncias atuais, isto é, em que exista um Conselho Diretivo suspenso.

É este na íntegra o post de Bruno de Carvalho:

“INFORMAR OS SÓCIOS versus TOMADA DE CAFÉ (como resposta ao pedido de debate foram ao Multidesportivo para fazerem uma cena de que “foram impedidos de entrar” com um ar muito sorridente e feliz a falar para a CMTV…)

Pelo que me foi dado conhecimento, foi feita uma conferência de imprensa por Associados para, apoiados em centenas de cartas e quase 1500 votos validados pelos serviços, exigir a todos respeito pelas pretensões e decisões dos Sócios do Sporting Clube de Portugal.

Principais pretensões:

A – Garantir a fidedignidade dos resultados da AG de dia 23 aos Associados;

B – Análise política – se for votada a não destituição do CD, se vão desrespeitar a vontade dos Sócios mantendo com eles uma guerra jurídica, ou se retiram como ilação que se não for votada a destituição está a ser votada a saida imediata deles todos do Clube (não de Sócios mas sim de putativas funções), e da paragem de todos os processos para que o CD possa trabalhar em paz, e a CT MAG possa convocar a AG para aprovação do orçamento e relatório de actividades e a AG eleitoral a 21 de Julho para eleger a MAG e o CFD.

Os Sócios não querem mais “novelas”, e querem que o Sporting CP, seja com que decisão for, seja com quem for, se mantenha no Rumo Certo.

Mas qual é a notícia nas televisões? Torres Pereira, Sousa Cintra, Luis Marques e Silvino Sequeira foram tomar café ao Multidesportivo em Alvalade…

Espero que o prometido comunicado de logo à tarde seja a aceitar as pretensões dos sócios e o debate para que foram convidados para esclarecer a Nação Sportinguista!

Resumo:

1. Conferências de Sócios exigindo respeito pelos mesmos não interessa;
2. Dizer a verdade, “olhos nos olhos”, aos Sportinguistas num debate, parece que não interessa – lá estaremos na Sporting TV dia 21 às 21h;
3. Tomada de café no Multidesportivo de elementos da putativa comissão de gestão — a notícia.

Os Sportinguistas que escolham…”

Comissão de Gestão vai apresentar queixa no “Tribunal competente”

Tal como prometido por Torres Pereira, a Comissão de Gestão emitiu um comunicado ao final desta tarde. Neste, voltou a referir que foi impedida de entrar no estádio de Alvalade “pelo suspenso Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, em mais uma violação das recentes decisões judiciais aplicáveis aos órgãos sociais legitima e legalmente reconhecidos como tal”.

Face a este “ato prepotente e autoritário por parte de quem considera o Sporting Clube de Portugal como sua propriedade e não dos sócios, representados pelos legítimos órgãos sociais”, a Comissão de Gestão leonina admitiu que vai apresentar “de imediato a devida queixa” ao Presidente da Assembleia Geral do clube e no “Tribunal competente”. De acordo com a Comissão de Gestão, o que aconteceu esta quarta-feira foi uma “violação de decisões e sentenças que são claras” quanto à sua “legitimidade”.

Organismo quer auditoria urgente às contas do clube. Bancos devem abster-se de operações com Conselho Diretivo

Mostrando-se procupada com a “degradação económica e financeira” da SAD do Sporting, “a qual resulta inequívoca na comunicação à CMVM dos respectivos auditores, Price Waterhouse Coopers“, a Comissão de Gestão afirmou ter ficado “claro” que esta caminha a passos largos “para uma situação insustentável”, como mostra “o comportamento do mercado com os respetivos títulos mobiliários”. Foi neste sentido que o organismo decidiu solicitar “uma audição urgente ao presidente da Assembleia Geral e ao presidente do Conselho Fiscal da Sporting SAD, para enquadrar as medidas que, neste domínio, em breve serão anunciadas”.

De acordo com o comunicado emitido durante a tarde, a Comissão de Gestão entrou também em contacto com os “bancos que trabalham com o Sporting Clube de Portugal”, informando-os “que se devem abster de quaisquer operações com o Conselho Diretivo suspenso de funções, o qual não representa legal e formalmente o Sporting Clube de Portugal”. “O mesmo se aplica a todas as entidades empresariais ou desportivas que tenham relações de qualquer tipo com o Sporting Clube de Portugal”, referiu ainda no mesmo comunicado.

O organismo decidiu ainda “tomar as diligências apropriadas para concretizar com celeridade uma auditoria às contas do Sporting Clube de Portugal”.

SAD: “Não há qualquer razão legal e objetiva” para que a Comissão de Gestão entre em Alvalade

A SAD do Sporting respondeu à Comissão de Gestão ao início da noite desta quarta-feira. Em comunicado, a Comissão Executiva da Sporting Clube de Portugal lembrou que “por decisão dos Sócios do Sporting Clube de Portugal tomada em Assembleia Geral em mandatos anteriores, o Estádio José Alvalade é da SAD e não do Clube”. Por essa razão, não existe “qualquer razão legal e objetiva para que a Comissão Executiva da SAD permita, contra sua vontade, o acesso às suas instalações a pessoas que não sejam os seus funcionários ou seus convidados”.

Na mesma nota, a SAD do clube leonino lamentou “a encenação” levada a cabo Artur Torres Pereira no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, onde, de acordo com um post publicado por Bruno de Carvalho no Facebook, Torres Pereira, Sousa Cintra e Luis Marques terão ido “tomar café”. “A Comissão Executiva da Sporting SAD espera que, de futuro, as autoridades judiciais não venham a atropelar decisões que foram tomadas livremente pelos Associados em conformidade com os estatutos e não alegue desconhecimento destes factos, nomeadamente que o Estádio José Alvalade é da SAD e não do Clube”, é ainda referido.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora