Os concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no norte do distrito de Viseu, foram esta quarta-feira afetados pelo mau tempo, que provocou inundações e quedas de árvores, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a mesma fonte, a chuva forte sentiu-se a partir das 15h00 e, dos três concelhos, o de Lamego foi o mais afetado. “Há várias ocorrências de inundações e quedas de árvores devido ao mau tempo, mas sem gravidade”, referiu.

Uma “precipitação anormal, sob a forma de granizo de grande calibre” provocou perto de 50 ocorrências no concelho de Lamego, metade das quais já estavam resolvidas às 17h45, anunciou a autarquia. Segundo a mesma fonte, esta situação provocou “diversas inundações e infiltrações pelos telhados das habitações, bem como a queda de árvores e cortes de abastecimento elétrico”.

“Este fenómeno concentrou-se sobretudo na cidade de Lamego e na freguesia de Cambres, onde subsistem ainda alguns cortes de energia eléctrica”, acrescenta. A autarquia refere que se verificou também “um acidente de viação na (autoestrada) A24, junto a Valdigem, com dois feridos ligeiros, e uma derrocada na EN (Estrada Nacional) 222, em Bagaúste, que não provocou o corte da via”. “Felizmente, não há a lamentar quaisquer vítimas ou feridos graves”, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Efeitos da trovoada na tarde de 20/6/2018 em Lamego ????????All rights reserved © RuiJorgePireshttps://lamegoimage.blogspot.pt/

Posted by ???????????????????? ????'???????????????? on Wednesday, June 20, 2018

A Protecção Civil de Lamego está a coordenar “um dispositivo envolvendo o próprio serviço municipal de Protecção Civil, os bombeiros, a PSP, a GNR e a Divisão de Serviços Urbanos” da Câmara, que integra “cerca de 53 homens e 24 viaturas”.

“Neste momento, a prioridade é a salvaguarda de pessoas e bens e o restabelecimento de serviços afectados, desimpedimento e limpeza de vias interrompidas e a resolução de situações particulares, nomeadamente a inundação de caves de habitações”, explica. A autarquia garante que está no terreno “em avaliação constante, com vista a atender a todas as ocorrências que se deparem fruto do que ocorreu”.

Mais um vídeo demonstartivo da força da tempestade de granizo que hoje assolou a cidade de Lamego, durante cerca de 40 minutos, pelas 15h e 11m.

Mais um vídeo demonstrativo da força da tempestade de granizo que na tarde de hoje assolou a cidade de Lamego (Portugal) pelas 15h e 11m. Algumas bolas de granizo com mais de 3 centimetros de diametro! 20/6/2018All rights reserved © RuiJorgePireshttps://lamegoimage.blogspot.pt/

Posted by ???????????????????? ????'???????????????? on Wednesday, June 20, 2018