O Presidente do Brasil, Michel Temer, fez um alerta esta quarta-feira sobre a disseminação de notícias falsas durante o processo eleitoral e disse que os cidadãos de seu país devem votar “em projetos e não em candidatos” nas eleições de outubro.

“Muitas e muitas vezes, inclusive durante o período eleitoral, há aqueles que apostam na desinformação em favor de seus próprios interesses”, disse Michel Temer em um evento organizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). Segundo o chefe de Estado brasileiro, se os eleitores “votarem em projetos e não em candidatos, estarão fazendo mais pelo país” e combatendo as possíveis “notícias falsas” e a “desinformação” que pode ser semeada durante a campanha eleitoral. Temer salientou que o uso consciente da desinformação é uma tentativa de “enganar” o eleitor que não pode ser tolerada.

O Presidente brasileiro salientou ainda que os “avanços” da tecnologia e a revolução da internet são inegáveis, “cuja virtude é disseminar amplamente o que está acontecendo no país e no mundo”. Por isso, os “defeitos” que podem surgir não são da tecnologia, mas “das pessoas que usam a internet para desinformarem disseminando as chamadas notícias falsas”.

Temer acrescentou que “a desinformação não é informação e não é protegida pela Constituição”, pelo que pediu às autoridades que delimitem o assunto sem interferir nas liberdades da imprensa e de opinião. As autoridades eleitorais brasileiras, confrontadas com a crescente disseminação de notícias falsas, especialmente através de redes sociais, começaram a analisar medidas que podem ser aplicadas para conter o problema.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil vai realizar na próxima quinta-feira (21) um seminário com autoridades e especialistas do país e da União Europeia (EU) para discutir este assunto. Este evento contará com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, do juiz presidente do TSE, Luiz Fux, da Procuradora-Geral da República Rachel Dodge, do delegado da UE no Brasil, João Gomes Cravinho, e de outras autoridades.

Michel Temer termina o seu mandato a 1 de janeiro de 2019, quando entregará o poder ao vencedor das próximas eleições que acontecem em outubro. Além de escolher um novo Presidente os brasileiros irão eleger 27 governadores e os membros das duas câmaras legislativas do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR