Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
A primeira filha da primeira-ministra da Nova Zelândia nasceu esta quinta-feira, o que torna Jacinda Ardern na segunda governante eleita em toda a história a ser mãe enquanto está em funções — a primeira mulher a ser mãe nas mesmas circunstâncias foi Benazir Bhutto, em 1990, quando era primeira-ministra do Paquistão.
O nascimento, quatro dias antes da data prevista, foi anunciado pela política neozelandesa e pelo marido Clarke Gayford numa publicação de Instagram, na qual dão conta de que o parto tinha corrido bem e que a bebé nascera com 3,31 quilos num hospital em Auckland.
Jacinda Ardern, que é também a mais jovem primeira-ministra da Nova Zelândia desde 1856, já anunciou que vai gozar uma licença de maternidade de seis semanas. Até lá, a governante confia a pasta ao vice primeiro-ministro Winston Peters, garantindo que se manterá sempre a par da governação e envolvida nas principais decisões. Quando regressar ao trabalho, será o pai que ficará em casa a cuidar da bebé.
Eleita em outubro de 2017, Ardern sempre debateu e destacou a importância de conciliar a vida profissional com a familiar. Numa entrevista a uma rádio, desdramatizou mesmo as questões sobre como a gravidez a poderia prejudicar na carreira política.
“Não sou a primeira mulher a ter de se dividir em várias funções. Não sou a primeira mulher que trabalha e tem um filho. Já houve muitas mulheres que já o fizeram antes.”
Desde que o anúncio foi feito, em janeiro, o país tem acompanhado a gravidez com forte entusiasmo a ponto de, nos últimos dias, os media neozelandeses seguirem de perto a atividade da primeira-ministra em liveblogs e estarem literalmente acampados à porta do hospital desde que Jacinda Ardern foi internada.
Nas últimas horas, vários políticos reagiram através das redes sociais com mensagens de felicitações, como foi o caso de Helen Clark, que já foi primeira-ministra do país, ou Malcolm Turnbull, o seu homónimo australiano.
Congratulations @jacindaardern on your wonderful news today. When we spoke this morning you sounded more excited than you did when you won the election! Lots of love and best wishes from me and Lucy and all of us across the ditch.
— Malcolm Turnbull (@TurnbullMalcolm) January 18, 2018
Congratulations to @jacindaardern & @NZClarke on the birth of their daughter ????????today. What a proud day for Jacinda & Clarke & for us all. New life, new hope. Parenting arrangements are #genderequality in action. This is 21st C NZ. #ProudKiwi ???????? https://t.co/w52w8CJLSJ
— Helen Clark (@HelenClarkNZ) June 21, 2018