A taxa de poupança das famílias diminuiu para 5,1% do rendimento disponível no primeiro trimestre, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este decréscimo resultou de um aumento do rendimento disponível inferior ao da despesa de consumo final”, que apresentaram aumentos de 0,6% e 0,8%, respetivamente, explica o INE.

A subida do rendimento disponível das famílias deveu-se ao aumento das remunerações recebidas, que cresceram 0,7%, mas menos do que no trimestre anterior (1,6%).

[FrameNews src=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”523″ slug=”poupanca-das-familias-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias-1/thumbnail?version=1524759208260&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

“Esta desaceleração estará influenciada pelas alterações no regime de pagamento dos subsídios de Natal e de férias que, nomeadamente no setor das Administrações Publicas, deixaram de ser pagos em duodécimos. Este efeito será tendencialmente neutro no conjunto do ano de 2018”, afirma o INE.

Segundo o gabinete de estatística, a capacidade de financiamento da economia situou-se em 1,2% do PIB no ano terminado no primeiro trimestre de 2018, resultado idêntico ao observado para o trimestre anterior. Já a capacidade de financiamento exclusivamente das famílias diminuiu ligeiramente de 1,4% para 1,3% do PIB no ano acabado no primeiro trimestre de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR