Tradicionalmente, é o circuito de Nürburgring, ou melhor, os tempos por volta conseguidos na pista alemã, que determinam qual o melhor desportivo e o mais rápido. Mas a Honda está apostada em elevar a fasquia, pelo que depois de se tornar a mais rápida no Inferno Verde entre os modelos com apenas tracção à frente, com o Civic Type R, eis que tenta repetir a façanha em cinco pistas europeias. E a primeira foi Magny-Cours, em França.

Sem os pergaminhos do traçado alemão, à pista francesa não faltam curvas capazes de separar os bons desportivos dos menos eficazes. Com um Civic Type R de série, com pneus homologados para circular na via pública e com Esteban Guerrieri aos comandos, o Honda estabeleceu a melhor volta em 2 minutos, 1 segundo e 51 centésimos, o que o coloca à frente da concorrência. Tanto a representada pelos desportivos com tracção à frente, como o Peugeot 308 GTi (com motor 1.6 THP de 270 cv), que rodou em 2.07,41, como os que recorrem à tracção às quatro rodas, como o Ford Focus RS (de 350 cv), que se ficou pelos 2.07,70.

Se a concorrência com tracção às rodas anteriores não abunda, o mesmo não acontece em relação a modelos mais potentes, sofisticados e substancialmente mais caros. Em relação a estes, o Type R de 320 cv bateu confortavelmente desportivos do gabarito do BMW M2 (375 cv e que tem como melhor volta 2.03,20), ou o Mercedes C 63 AMG S (510 cv e 2.02,28). O Honda, proposto em Portugal por cerca de 46 mil euros, foi mesmo capaz de se bater com modelos como o Jaguar F-Type SVR (575 cv e 2.01,20), ou o Porsche 911 Carrera S (420 cv e 2.01,10). E, neste caso, não deixa de ser impressionante como um desportivo com mais 100 cv do que o Type R e o triplo do preço (o Carrera S é proposto por 135 mil euros) não se consegue superiorizar de forma evidente, o que diz tudo em matéria da eficácia do ágil Civic.

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De realçar que, depois de Magny-Cours, o Honda “caçador” de recordes rumou a Spa Francorchamps. Na Bélgica o desportivo japonês voltou a conquistar o recorde entre os tracção à frente, com 2.53,72, desta vez com Bertrand Baguette ao volante. Mais uma vez atrás do Type R ficaram alguns concorrentes directos, mas sobretudo uma série de desportivos com maior notoriedade e potência.

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