Aumentou para 769 o número de imigrantes resgatados este sábado, em várias zonas da costas espanhola, pelo Salvamento Marítimo — uma entidade do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações — enquanto tentavam alcançar as costas espanholas, informou o Salvamento Marítimo através do Twitter. Os resgates aconteceram no estreito de Gibraltar, no mar de Alborán e nas Ilhas Canárias.

No estreito de Gibraltar, já foram resgatadas esta madrugada de sábado 298 pessoas divididas por 17 embarcações. Pelo menos, 45 eram menores de idade. O mais recente resgate na mesma zona — feito não pelo Salvamento Marítimo mas pela embarcação Sultán da Frontex —  foi de 34 imigrantes, avança o jornal El Mundo. A maioria dos resgatados foi levada para o porto de Tarifa. Os restantes foram levados para os portos de Barbate e Algeciras.

No mar de Alborán foram resgatados 342 imigrantes divididos por sete embarcações. Na Costa da Grã Canária, uma das Ilhas Canárias, 129 pessoas foram resgatadas de uma única embarcação depois de terem pedido ajuda por telefone, quando já estavam perto da ilha. Um dos ocupantes da embarcação ligou para o Centro Coordenador de Emergências e explicou que se encontravam num sítio de onde avistavam a costa mas não sabiam exatamente que sítio era esse. Entre os ocupantes da embarcação, estavam duas mulheres e alguns menores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR