O gigante alemão Commerzbank está a testar uma tecnologia de Inteligência Artificial (AI), originalmente criada para escrever — sem intervenção humana — textos sobre desporto, para perceber se é possível escrever notas de análise (research) sobre ações e empresas cotadas. Confrontado com a nova regulação dos mercados financeiros, a DMIFII, que está a cortar nas receitas dos bancos de investimento, o banco alemão quer perceber se os “robôs” podem ser uma resposta para cortar custos.

O projeto é uma parceria com uma empresa chamada Retresco, onde o Commerzbank investiu há cerca de dois anos através da sua incubadora de startups financeiras — as chamadas fintech –. Segundo o Financial Times, o projeto está numa fase muito preliminar e ainda faltará algum tempo até que seja possível produzir notas de análise com qualidade suficiente, sem mão humana, para que o banco admita enviar aos clientes.

Os analistas de research trabalham, por norma, em bancos de investimento e não participam diretamente em transações de ações, obrigações ou outro tipo de investimentos. O seu trabalho é analisar a informação financeira das empresas e colocá-la em perspetiva, com vista a vender essas análises a quem participa no mercado através da compra e venda de ações, como é o caso das gestoras de ativos, por exemplo. A ideia seria que parte deste trabalho de análise e produção de texto fosse feita por este algoritmo de inteligência artificial — a começar pela análise de relatórios e contas que as empresas publicam periodicamente junto dos mercados.

“Há, claramente, trabalho que pode ser feito, partes do processo de análise que podem ser melhoradas graças a algos [algoritmos] e ferramentas de inteligência artificial”, afirma um banqueiro citado pelo Financial Times, acrescentando que os resultados das empresas são um caso de algo que pode ser “escrito por robôs”.

Novas regras chegam para defender os investidores. Até da subida do preço do pão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR