Ténis

Rafael Nadal regressa ao topo do “ranking” mundial. Federer em segundo

Depois de ter vencido o torneio Roland Garros, em França, Rafael Nadal passou a liderar o ranking mundial e colocou em segundo lugar Roger Federer, a 50 pontos de distância.

Atienza/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O espanhol Rafael Nadal foi confirmado esta segunda-feira como novo líder do ranking mundial de ténis após Roger Federer perder pontos na tabela ao falhar a vitória no torneio de Halle (Alemanha), do circuito ATP.

O suíço, de 37 anos, caiu para o segundo lugar, ficando 50 pontos atrás de Nadal, que venceu em 10 de junho o torneio Roland Garros, em França. Roger Federer foi líder do ranking durante a última semana e se vencesse Borna Coric na final de Halle manteria a liderança mundial até ao torneio de Wimbledon, mas o tenista croata levou a melhor, tendo batido Federer pelos parciais de 7-6 (8-6), 3-6 e 6-2.

Coric conquistou 13 lugares na tabela e subiu à 21.ª posição, a sua melhor classificação no ranking mundial.

Na classificação, destaque ainda para a troca de lugares entre o croata Marin Cilic e o búlgaro Grigor Dimitrov, com o primeiro a subir ao quinto lugar e o segundo a cair para a sexta posição. Cilic está agora no top-5, depois de ter vencido o torneio de Queens ao sérvio Novak Djokovic, antigo “número um”, que recuperou cinco lugares na hierarquia mundial e regressa ao top-20, pelos parciais de 5-7, 7-6 (7-4) e 6-3.

O tenista João Sousa, português mais bem classificado no ranking ATP, que se apurou no domingo para a segunda ronda de Antalya (Turquia), manteve a 47.ª posição.

Distante de João Sousa está o segundo português mais bem classificado, Gastão Elias, que desceu um posto e segue no 118.º lugar, enquanto Pedro Sousa desceu quatro posições e é agora 135.º na hierarquia do ténis mundial.

Em femininos, a romena Simona Halep continua destacada na frente, numa classificação WTA em que o top-10 se manteve inalterado. A tenista portuguesa mais bem classificada é Inês Murta, que subiu 10 postos e segue agora na 598.ª posição.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)