Os SUV são sempre veículos mais volumosos, o que os torna mais altos e, por inerência, com um centro de gravidade mais longe do asfalto. Ora aqui entram as leis da Física, que são sempre tramadas e, quando alguém as decide pôr em causa, normalmente há um preço a pagar que, por vezes, não sai barato. Esta é a ilação a retirar desta história.

Um carro mais alto tem vantagens em passar no mau piso e evitar bater por baixo nos terrenos mais irregulares, mas em tudo o resto é uma desgraça. São menos aerodinâmicos e o facto de terem o centro de gravidade mais alto torna-os mais sensíveis à inclinação lateral. Se a isto somarmos o facto de estarem equipados com suspensões mais macias – para manter o conforto nas estradas mais esburacadas –, temos a receita ideal para o condutor ter problemas nas curvas mais fechadas. Como aconteceu aqui.

Ao que parece, pelos comentários no Reddit, o acidente teve lugar em França, onde alguém alugou um Mercedes GLE 63 Coupé, um SUV impotente e robusto, com 557 cv, o que é bom, mas 2.350 kg, o que já não é tão agradável, especialmente por estar associado a um centro de gravidade a vários palmos do chão. O veículo ia ser utilizado num casamento, e o termo “ia” está aqui aplicado correctamente, pois ao fim da primeira rotunda, o Mercedes ficou fora de acção, felizmente para os noivos, ainda antes de estarem a bordo.

Numa das rotundas da cidade francesa, a uma velocidade que pelas imagens não parece ser superior a 30 km/h, o condutor decidiu dar largas aos 557 cv do V8. Talvez por manifesto azar – ou falta de sorte, como quiserem –, alguma ausência de jeito e o ter subido aquela zona interior, ligeiramente mais alta, o Mercedes GLE 63 Coupé fez aquilo que os SUV fazem: levantou as duas rodinhas de um dos lados e… deitou-se.

Conclusão: para fazer umas parvoíces deste tipo, alugue uma berlina ou carrinha. Sai mais barato. Isto porque, de acordo com os tais comentários no Reddit, os 2.000€ da caução do aluguer voaram pela janela no instante em que o SUV amassou portas, guarda-lamas e tejadilho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR