Sejamos rápidos, pois o nome assim o impõe: a Bentley está a trabalhar numa versão mais assanhada do seu Bentayga, para fazer frente ao recém-chegado Lamborghini Urus. Chamar-se-á Bentley Bentayga Speed. A confirmação foi dada à Autocar, a quem o chefe de Design da Bentley, Stefan Sielaff, terá confessado que a marca britânica está já a trabalhar numa variante do seu primeiro SUV que pretende impor-se pela potência, velocidade e estética, recebendo por isso um kit que lhe reforçará a agressividade.

Mas mais do que uma imagem musculada, o que interessará são os argumentos que esse Bentayga vai esconder sob o capot, para poder pedir meças face ao Urus. Recorde-se que o SUV da Lamborghini anuncia 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, 0-200 km/h em 12,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 305 km/h. Tudo isto cortesia de um V8 biturbo em alumínio, de 4 litros a gasolina, montado à frente e capaz de debitar 650 cv e 850 Nm. Como pesa menos de 2.200 kg, pode orgulhar-se de ser o SUV com a melhor relação peso/potência: 3,38 kg/cv.

São esses números que a Bentley terá de bater, pelo que é expectável uma revisão do 6 litros com 12 cilindros em W que, por enquanto, se fica pelos 608 cv. Simultaneamente, para ganhar pontos no domínio desportivo, o Bentayga Speed poderá receber melhorias na transmissão, suspensão e sistema de travagem. Objectivo: superar a fasquia dos 301 km/h, que agora o “limita” em termos de velocidade máxima, e baixar os 4,1 segundos necessários para ir de 0 a 100 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR