O concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, apresenta esta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Loulé, no distrito de Faro. Os concelhos de Silves, Vila Real de Santo António, Portimão e Lagos, no distrito de Faro, e Almodôvar e Mértola, em Beja apresentam um risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste das regiões Centro e Sul até final da manhã.

Durante a tarde, segundo o IPMA, estão previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro. A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus (Guarda, Viseu e Portalegre) e os 17 (em Aveiro e Faro) e as máximas entre os 22 (Aveiro, Porto, Viana do Castelo e Leiria) e os 29 graus (em Castelo Branco).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR