O governo espanhol publicou esta quinta-feira uma lista de cidadãos com mais de um milhão de euros dívida ao fisco. Ao todo fazem parte desta lista 4318 contribuintes que devem 15.300 milhões de euros ao Fisco.

Da lista publicada pela Agência Tributária de Espanha constam notáveis como Rodrigo Rato, ex-ministro da Economia de José Maria Aznar, o artista Miguel Bosé e o futebolista Daniel Alves. O jogador, que representou o Barcelona durante 8 anos, tem uma dívida de 2,6 milhões de euros. Ainda assim, muito atrás do banqueiro Mario Conde, ex-líder do Banesto, que tem uma dívida de 14,9 milhões de euros ao fisco.

No entanto, no topo da lista está a empresa Reyal Urbis, com uma dívida de 361 milhões de euros. A empresa imobiliária espanhola sediada em Madrid tem ligações a Portugal, mais precisamente à Caixa Geral de Depósitos, estando presente da lista de “devedores de alto risco” do banco português.

11 grandes devedores da Caixa: cinco estão em liquidação – e há mais quatro que não pagam

Apesar disso, não se trata da única empresa da área da construção civil com o seu nome na lista.O rebentar da bolha imobiliária levou a que muitas das empresas de construção passassem a constar na lista, agora publicada.  A empresa madrilena, Nozar, tem 197,6 milhões de euros de dívida ao Fisco, à frente da Martinsa Fadesa (50,3 milhões) e da Polaris World (23,3 milhões).

Rácing de Santander, Hércules e Recreativo de Huelva são três clubes presentes na lista de devedores do Fisco espanhol. Um histórico do futebol espanhol, o Recreativo de Huelva, clube mais antigo de Espanha, é também o mais endividado com 11,8 milhões de dívida. Já o Rácing de Santander deve 4,9 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR