O Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, foi recebido esta quinta-feira pelo seu homólogo indonésio, Joko Widodo no Palácio Presidencial em Bogor, nos arredores de Jakarta, no arranque oficial da sua primeira visita de Estado à Indonésia.

O chefe de Estado timorense foi recebido com honras militares em Bogor, onde as delegações oficiais dos dois países se reúnem e assinam um memorando de entendimento.

Depois dos hinos e de uma salva de 21 tiros, os chefes de Estado da Indonésia e de Timor-Leste, outrora ocupante e ocupado, respetivamente, passaram revista à Guarda de Honra que os esperava no espaço monumental de Istana Bogor. Os dois presidentes, que nunca se tinham encontrado – Lu-Olo foi eleito em 2017, dois anos após a visita que Widodo efetuou a Timor-Leste -, seguiram depois para o Salão Teratai onde pousaram para fotos, acompanhados das respetivas mulheres. Lu-Olo assinou o livro de visitas antes de, simbolicamente, plantar uma árvore nos jardins do complexo. Os dois chefes de Estado conversaram depois durante alguns minutos. Uma conversa que obrigou ao recurso de intérprete já que Lu-Olo falou português e Widodo indonésio.

A delegação de Timor-Leste inclui o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dionisio Babo, e o chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur. Já a delegação indonésia inclui Wiranto, ministro Coordenador de Assuntos Políticos, Legais e de Segurança, Darmin nasution, ministro Coordenador de Assuntos Económicos, Tjahjo Kumol, ministro da Administração Estatal, Retno Marsudi, ministro Negócios Estrangeiros. Muhammad Nasir, ministro de Investigação, Tecnologia e Ensino Superior e ainda Basuki Hadimuljono, ministro de Obras Públicas e Habitação

O dia do Presidente da República começou no cemitério nacional de Kalibata, no centro da capital indonésia, onde depositou uma coroa de flores no monumento ao soldado desconhecido. Acompanhado da mulher, Cidália Mouzinho, Francisco Guterres Lu-Olo prestou homenagem aos soldados indonésios, assinando depois o livro de honra. Ainda esta quinta-feira está prevista a visita ao Centro Agronómico da Universidade de Bogor e um Fórum Empresarial Indonésia-Timor-Leste, em Jakarta.


PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR