A Polícia Judiciária cabo-verdiana corrigiu hoje os dados sobre os homicídios ocorridos entre janeiro e maio, enviados à agência Lusa, explicando que houve uma falha na compilação estatística e que se registaram 14 e não 53 homicídios. Nos dados enviados à Lusa, a PJ apontava que nos primeiros cinco meses do ano o número de casos ocorridos a nível nacional tinha sido 49 homicídios simples, três negligentes, um agravado e 70 tentados.

A diretora nacional adjunta da PJ, Jacqueline Semedo, explicou hoje, em declarações à agência Lusa, que esses números refletem, além dos homicídios ocorridos, processos acumulados de anos anteriores, sobre os quais o Ministério Público pediu diligências à PJ durante esse período.

Estamos a fazer uma contagem geral dos processos, juntamente com o Ministério Público, e nessa contagem houve uma falha porque todos os processos foram registados neste ano”, esclareceu, dizendo que foi isso que “empolou” o número de homicídios reportados.

“Mesmo para um ano normal [o número de casos] é elevado. Mas é elevado devido a essa manobra que foi feita nos serviços estatísticos, que é de registar os processos de anos anteriores”, prosseguiu a responsável da Polícia Judiciária cabo-verdiana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jacqueline Semedo avançou que, de janeiro a maio deste ano, a PJ registou 14 homicídios em todo o país, dos quais nove na ilha de Santiago, três no Sal, um em São Vicente e outro em Santo Antão. Segundo a diretora-adjunta, os casos registados nos cinco meses deste ano são inferiores aos cometidos em igual período do ano passado, com 18 homicídios, sendo 15 na ilha de Santiago, dois em São Vicente e um no Sal.

EUA assinalam esforços de Cabo Verde no combate ao tráfico de pessoas

“Os dados em si não estão errados, são processos que entram, mas não quer dizer que sejam os crimes cometidos nesse período, são processos que vem de anos anteriores e que são enviados para a Polícia Judiciária para efeitos de realização de diligências ou investigação”, pontuou, reconhecendo que isso deveria ser explicado anteriormente para evitar a “incompreensão”.

Jacqueline Semedo avançou também que dos 14 homicídios ocorridos de janeiro a maio deste ano, dois foram cometidos por arma de fogo, três por arma branca (faca) enquanto os outros por objetos como pau ou pedra. A diretora-adjunta indicou que não foram detidos todos os suspeitos dos crimes, estando alguns casos ainda em investigação.