O Grupo de Lesados do Novo Banco vai manifestar-se a 6 de julho em frente do Coliseu do Porto, no mesmo dia em que o ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama fará uma conferência no local.

Em comunicado, este grupo de lesados do papel comercial vendido pelo BES e lesados emigrantes refere que enviou uma carta a Barack Obama e à sua mulher, Michelle Obama, a contarem que foram vítimas de vendas fraudulentas (‘misselling’) de produtos financeiros pelo BES e que foram “burlados e vigarizados com informação continuamente falsa” dada pelo Banco de Portugal.

“Estamos a dar-lhe a conhecer o drama que estamos a viver, devido à burla na informação falsa continuada, à expropriação que estamos a ser sujeitos, à burla com desvio de provisões que passaram para o Novo Banco, e este utilizou para outros fins, e não devolve o que nos roubaram, com a passividade do Governo e das autoridades competentes”, referem os lesados na carta a que a Lusa teve acesso, em que referem ainda que o Novo Banco é agora detido maioritariamente pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star.

Este mês foi pago aos quase 2.000 lesados do papel comercial vendido pelo BES, pelo fundo de recuperação de créditos, a primeira parcela das indemnizações que visam compensar parcialmente as suas perdas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, a solução encontrada (entre a associação de lesados, Governo, CMVM, Banco de) prevê apenas o pagamento de 75% das aplicações até 500 mil euros (com limite de 250 mil euros) e de 50% para valores acima de 500 mil euros.

Contudo, estes lesados continuam a exigir a devolução na totalidade dos montantes que perderam (até porque de início lhes foi dito que o Novo Banco tinha ficado com uma provisão do BES nesse sentido) e já fizeram várias manifestações este ano.

O BES, tal como era conhecido, acabou em 3 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros. Milhares de pessoas ficaram lesadas devido a investimentos feitos no banco ou a empresas do Grupo Espírito Santo.

O Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação e criou o Novo Banco, que em outubro passado foi vendido em 75% à Lone Star.

A conferência que traz em julho o antigo presidente norte-americano Barack Obama ao Porto é a “Climate Change Leadership Porto Summit 2018”, sobre alterações climáticas, a decorrer no Coliseu do Porto a 06 de julho, promovida por entidades públicas e privadas.