Melhor Cidade Destino da Europa em 2018: foi esta a distinção que Lisboa arrecadou nos World Travel Awards. Uma conquista histórica que deixa a capital portuguesa à frente de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma ou Veneza. Ao mesmo tempo, Lisboa voltou a receber — pela terceira vez consecutiva — o título de Melhor Porto Europeu de Cruzeiros.

“A conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado”, afirmou o diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa. O responsável refere que a fasquia está a elevar-se cada vez mais e o facto de Lisboa estar “a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar” é motivo de orgulho.

Os dois “óscares do turismo” são fruto do “crescente prestígio e da excelência da oferta turística que Lisboa conquistou nos últimos anos”. Vítor Costa considera que “Lisboa está de parabéns” pelo investimento que tem sido feito, tanto ao nível da “requalificação do património, como do enriquecimento da oferta cultural e gastronómica”. Afirma ainda que, se, por um lado, é certo que esta aposta garante “o crescimento do Turismo”, também garante “a melhoria da qualidade de vida dos residentes”, diz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para acompanhar o título de Melhor Porto Europeu de Cruzeiros, Lisboa espera que este ano o número de passageiros de cruzeiros aumente — em 2017, os valores apontam para um total de 521 mil –, principalmente no que diz respeito ao número dos que iniciam ou terminam cruzeiros no Porto de Lisboa.

À semelhança dos anos anteriores, os prémios atribuídos resultam de uma votação online feita pelo público, mas também por milhares de profissionais de Turismo e Viagens à escala mundial. No final do ano passado Lisboa foi distinguida com o prémio de Melhor Destino Mundial para City Break.