É a transferência do ano na NBA, a liga norte-americana de basquetebol. A superestrela LeBron James acaba de trocar os Cleveland Cavaliers pelos Los Angeles Lakers. Vai receber 154 milhões de dólares (132 milhões de euros) nas próximas quatro épocas.

Quatro vezes eleito MVP (jogador mais valioso ou most valuable player) da NBA, três vezes melhor jogador das finais, escolhido 14 anos para atuar no jogo All Stars, e duas vezes medalha de ouro olímpico pelos EUA, LeBron aceitou transferir-se do Ohio para a Califórnia, naquela que é a mudança mais surpreendente da NBA.

LeBron James começou nos Cavaliers em 20o3 e manteve-se na equipa até 2010, altura em que se transferiu para os Miami Heat, onde esteve quatro anos, até 2014, quando voltou a Cleveland.

LeBron James nasceu em Akron, no Ohio, a 30 de dezembro de 84. Tem 33 anos. Com 2,03 m de altura e 113,4 kg de peso, é considerado por alguns analistas desportivos como o jogador com o melhor físico entre todos os desportos. A sua versatilidade permite que tenha capacidade para jogar em todas as posições. Com médias na carreira de 27,2 pontos por jogo, 7,2 ressaltos, 6,9 assistências e 1,7 roubos de bola por jogo, é considerado um dos jogadores mais completos da NBA, e comparado a Magic Johnson e Michael Jordan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, o maior ídolo da organização de Los Angeles, Kobe Bryant, já deu as boas vindas ao novo camisola 23. “Bem vindo à família, King James. Jeanie Buss (CEO dos Lakers), Magic Johnson e RP (Rob Pelinka, general manager dos Lakers), bem jogado”, escreveu a ex-estrela dos Lakers, retirado desde 2016 e que conquistou o ouro olímpico com Lebron em 2008 e 2012.