Hyundai

Diz-se que Hyundai vai mesmo comprar Fiat-Chrysler

De um lado e do outro não há confirmação nem desmentido, mas o Asia Times avança que o CEO da Hyundai fez mais uma oferta directa à FCA. Espera uma nega, pelo que já tem plano B para assumir controlo.

A Hyundai, que atravessa um bom momento financeiro, estará a planear fazer uma oferta pública para comprar a maioria das acções da FCA. E, assim, assumir o controlo do grupo

Publicamente, a estratégia da Hyundai tem passado por negar o seu interesse no grupo ítalo-americano Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), o que não tem impedido que tenham vindo a público várias notícias a confirmar esse mesmo interesse, sempre escudadas em fontes não identificadas. O mais recente episódio desta “novela” inscreve-se nessa linha, com pessoas próximas do processo a revelarem ao jornal Asia Times que o CEO da Hyundai, Chung Mong-koo, fez nova proposta directamente à FCA, embora acredite que ela venha a ser recusada.

A confirmar-se essa nega, o magnata sul-coreano, cuja fortuna está avaliada em mais de 6,8 mil milhões de dólares, tenciona avançar com um plano B, que passará por fazer uma oferta pública de aquisição, algures até aos primeiros meses de 2019. Antes, escreve o Asia Times, da realização da reunião anual de accionistas da FCA, agendada para Maio.

Com esse movimento, a Hyundai quererá tirar partido da situação delicada em que se encontrará o conglomerado italo-americano, dado que no próximo ano Sergio Marchionne abandonará os comandos do grupo, sendo a sua sucessão algo que ainda merece alguns jogos de força internos. Por um lado, Marchionne quererá que seja o actual director financeiro da FCA, Richard Palmer, a assumir o cargo de CEO. Por outro, a família Elkann estará mais inclinada para outro perfil na liderança, preferindo alguém mais ligado à indústria, como Alfredo Altavilla, CEO da Fiat-Chrysler para Europa, Médio Oriente e Ásia, ou Michael Manley, que dirige a Jeep desde 2011 e a Ram desde 2015.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)