Vimos e Gostámos

A jarra mal educada e as t-shirts portuguesas do momento

Uma jarra mal criada e uma t-shirt inspiradora provam que a moda e a decoração também sambam na cara das inimigas. Enquanto o verão continua tímido, entretemo-nos com colaborações do outro mundo.

Da esquerda para a direita, no sentido dos ponteiros do relógio: calções Molkot, Batom Nars x Erdem, t-shirt Maglietta Apperel, mala Shayne Oliver para a Longchamp, jarra Supreme e ténis Freakloset x Les Filles

As T-shirts da Maglietta Apparel

A marca é portuguesa e caiu nas graças de meio mundo quando se juntou à estrela do Instagram Peggy Heart, que também é das nossas, para lançar uma edição limitada de T-shirts. Afinal, quem é que ainda não se cruzou com a frase “Invejosas gonna invejate” por aí? A coleção cápsula fez sucesso (na verdade, continua a fazer porque ainda há t-shirts à venda), mas, colaborações à parte, a Maglietta Apparel tens mais assunto para além desta colaboração. Haja humor (e alguma lata) para sair à rua com logótipos modificados e com cores bem garridas. No fundo, é de moda bem-disposta que estamos a falar. Pode encontrar todos os modelos à venda na loja online. As t-shirts custam 35€.

“Invejosas gonna invejate” é o slogan que resulta da parceria entre a Maglietta Apparel e Peggy Heart

Nars x Erdem

A Erdem quer dar-se a conhecer ao mundo, agora também na maquilhagem. Depois de uma coleção desenhada para a H&M, no final do ano passado, a marca transportou o seu imaginário floral para uma colaboração com a Nars. Nada de muito ambicioso, é certo. Da parceria resultaram três produtos (pelo menos, foram os que chegaram a Portugal) — um batom disponível em três tons, uma palette com cinco tons para lábios e uma segunda com seis sombras. Escusado será dizer que é nas embalagens que está o dedo do diretor criativo da marca britânica. As flores, que mais parecem ter sido pintadas à mão, fazem de simples itens de maquilhagem autênticas peças de colecionador. Os preços são de 27,95€ e 39,95€ e a coleção está à venda, em exclusivo, na Sephora.

Os produtos da colaboração Nars x Erdem reconhecem-se à distância, sobretudo nas palettes, decoradas com as flores assinatura do criador

Freakloset x Les Filles

Lembra-se daquela marca portuguesa que teve a bela ideia de fazer sapatos com calcanhares em neoprene? A invenção continua a faturar e a Freakloset apresenta agora a sua primeira colaboração. E desafiar as Les Filles (que quer dizer “garotas da moda” em francês) para desenharem uma coleção conjunta há-de ter sido a opção mais colorida de todas. Os quatro modelos já estão à venda nos sites de ambas as marcas e na loja de Maria João Fialho e Joana Bernardo, as próprias das filles, junto à Praça da Alegria, em Lisboa. Dois dos modelos são ténis de atacadores, um deles com uma sola, no mínimo, artística. O revivalismo dos ténis de velcro não ficou de fora, tão pouco uma opção mais formal — uns loafers de camurça verde menta. Na verdade, parece que um unicórnio abençoou toda a coleção, mas há lá coisa mais adorável. Os preços variam entre 155€ e 170€.

A colaboração segue a receita da Freakloset: modelos simples com detalhes que saltam à vista

O louceiro da Supreme

Muito se tem falado na Supreme nos últimos tempos. Parceria com a Lacoste para aqui, colaboração com a Louis Vuitton para acolá. Nunca uma marca de streetwear andou em tão boas companhias, no que toca a marcas de luxo europeias. E parece que anda a aprender com elas a famosa arte de produzir objetos que, mais do que úteis, são bonitos. Das loiça utilitárias aos elementos meramente decorativos, o louceiro da marca nova-iorquina está bem recheado. Mas as peças não são tão clássicas como parecem. Vejamos esta jarra em cerâmica — tanto potencial pedagógico e, às tantas, um palavrão daqueles. Esta obra da cerâmica contemporânea custa 98€ e está à venda na loja online da Supreme.

Decorado com o alfabeto, esta jarra de cerâmica não escapa à irreverência característica da marca nova-iorquina

Molkot

É uma marca portuguesa e já vai no segundo verão. Depois de se terem estreado nos areais em 2017, os calções de banho da Molkot estão de volta e quem os desenhas percebe, e muito, de moda para ir a banhos. Das mesmas designers e fundadoras da Cantê, a Molkot apresenta agora a nova coleção, Natural Habitat. Não há grandes variações, apenas se multiplicam os padrões dentro dos limites da discrição. A marca nasceu sob a regra do comprimento certo. Uns calções nem muito compridos nem muito curtos nem sempre são fáceis de encontrar, mas, acredite, existem e pode encontrá-los no Chiado, em Lisboa. Custam 69,90€.

A Molkot nasceu no verão passado e, na segunda coleção, apostou em força nos estampados

Shayne Oliver para a Longchamp

No campeonato das duplas improváveis, o verão de 2018 uniu o mais tradicional savoir faire ao olhar prático de quem desenha para uma marca de streetwear de Nova Iorque. Falamos de Shayne Oliver, fundador da Hood by Air, e da Longchamp, maison que deu ao mundo o versátil le pliage. Não é de hoje que a marca de luxo francesa corre atrás da modernização do seu design e também de um novo público. Este mês, anunciou Kendall Jenner como rosto da nova campanha de inverno e com Shayne Oliver não podia esperar menos do que ver os seus clássicos reinventados. O famoso saco foi o ponto de partida. Além de versões com proporções exageradas, o designer criou ainda um porta fatos e algumas peças de roupa um tanto ou quanto conceptuais. A má notícia é que para encontrar esta coleção à venda, é preciso voar até Nova Iorque, mais precisamente até à loja da Longchamp na 5ª Avenida. Os preços das malas começam nos 415€. Os da roupa, a partir de 270€.

Infelizmente, a colaboração não chega a Portugal. As peças estão disponíveis na loja da Longchamp, na 5ª Avenida, em Nova Iorque

“Vimos e Gostámos” é uma rubrica que pretende mostrar os novos lançamentos que vale a pena conhecer.

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Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

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