788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Je suis Facebookiano". Bruno de Carvalho volta ao Facebook, mas desta vez o tema foi diferente

Este artigo tem mais de 5 anos

O presidente destituído do Sporting voltou ao Facebook para fazer um desabafo. Mas, desta vez, o tema que tem caracterizado as suas publicações nos últimos meses não foi mencionado.

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

“Je suis Facebookiano, mas não se esqueçam de ser felizes!”. É assim que Bruno de Carvalho termina um desabafo que fez esta terça-feira em mais uma publicação no Facebook. A diferença? Desta vez o presidente destituído do Sporting não falou sobre o clube.

“E assim vamos para trás e para a frente. Aceitamos e rejeitamos. Um dia queremos estar, no outro queremos distância. Hoje dizemos ao Mundo: quero estar aqui presente! No outro juramos que não voltamos mais! Mas no dia seguinte estamos de volta…”, disse Bruno de Carvalho sobre a rede social que tem sido a ferramenta que mais utiliza para fazer comunicados e que muitas vezes causou polémica, admitindo que foi  do “uso, ao abuso, da presença à sua rejeição”. “Está claro para mim que o Facebook é a minha ferramenta de eleição dos tempos modernos para ouvir e ser ouvido. Uma porta de abertura fácil ao conhecimento e à interação”, acrescentou.

Bruno de Carvalho chegou a fazer uma pausa no Facebook, depois de Jaime Marta Soares ter admitido a hipótese de uma Assembleia Geral para o destituir, mas pouco tempo depois estava de volta. “A lição é que não devemos rejeitar a facilidade em comunicar com o Mundo, mas que qualquer facilidade tem o seu reverso exigindo uma maior concentração na arte de o bem fazer. Por isso caros Facebookianos vamos assumir a nossa essência de querer estar perto, falar, ouvir, ensinar e aprender”, concluiu.

Leia a mensagem na íntegra:

Para trás e para a frente

A comunicação já é mais do que a simples leitura de um livro, de um jornal, de um serão passado em família a contar o dia, a ver televisão ou um filme ou aquela conversa descontraida com os amigos.

A necessidade de comunicar, de fazer parte, de nos sentirmos inseridos, de conhecer, de abrir novas fronteiras de pensamento levou ao crescimento exponencial das redes sociais.

E tão importante é poder comunicar com os outros de forma rápida e simples. Uma palavra ecoa pelo Mundo numa questão de segundos.

E assim o Facebook tornou-se rápidamente na maior comunidade do Mundo.

E como qualquer comunidade não escapa a um conjunto de virtudes e defeitos que nos caracteriza enquanto Homens e não máquinas.

Um meio de excelência para um contacto directo cheio de riqueza de passagem de conhecimento e de aprendizagem, mas com um lado perverso promotor de sobredosagem de informação e muitas vezes usado como fonte de radicalismos de pensamento,

E eu, um Facebookiano assumido, tenho de confessar que já vivi e assisti a todos esses estágios e realidades.

É uma lição de vida e muitos acabam por se querer afastar. Mas afastaramo-nos da mesma é afastarmo-nos de quem queremos estar perto. E assim vamos para trás e para a frente. Aceitamos e rejeitamos. Um dia queremos estar, no outro queremos distância. Hoje dizemos ao Mundo: quero estar aqui presente! No outro juramos que não voltamos mais! Mas no dia seguinte estamos de volta…

Mas se pararmos um pouco e pensarmos bem não é pelos seus “defeitos” que a devemos rejeitar, mas tem de ser pelos seus “defeitos” que nos devemos querer melhorar. No fundo o Facebook é um espelho do Mundo actual a que não podemos fugir.

E eu fui percorrendo esse caminho. Do uso, ao abuso, da presença à sua rejeição.

Mas está claro para mim que o Facebook é a minha ferramenta de eleição dos tempos modernos para ouvir e ser ouvido. Uma porta de abertura fácil ao conhecimento e à interacção.

Mas como tudo o que é bom temos de saber dosear, temos de saber filtrar, temos de saber usar.

Não podemos pedir a uma ferramenta que se substitua aos nossos instintos e à nossa natureza enquanto pessoas. O Mundo é o que dele fazemos e as comunidades os reflexos da nossa essência.

A lição é que não devemos rejeitar a facilidade em comunicar com o Mundo, mas que qualquer facilidade tem o seu reverso exigindo uma maior concentração na arte de o bem fazer.

Por isso caros Facebookianos vamos assumir a nossa essência de querer estar perto, falar, ouvir, ensinar e aprender!

Mas um conselho fundamental: não a tornem na vossa única ferramenta de comunicação. O Vintage é uma moda cíclica e como sabemos é o nosso lado nostálgico da vida que o provoca. Saibamos ser Vintage também na comunicação e façamos um regresso ao passado todos os dias não perdendo o contacto com a nossa família e amigos. Viver nesta comunidade virtual, tão ampla e vasta, não nos deve fazer esquecer e afastar dos que estão mesmo ao nosso lado!

Je suis Facebookiano mas não se esqueçam de ser felizes!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora